A Unidade Curricular de Contextos Organizacionais da Intervenção Social tem como objetivo a compreensão da metodologia de intervenção social nos atuais contextos organizacionais, a qual pretende:
• Construir uma perspetiva conceptual sobre as organizações e projetos sociais aliada a uma visão empírica da inserção profissional;
• Identificar as teorias e os elementos e processos relativos à metodologia global de intervenção em articulação com uma ética organizacional e a responsabilidade social;
• Situar os desafios e defender uma posição crítica, da aplicação da intervenção social nas organizações contemporâneas
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
• Conhecer conceitos e tipologias próprias dos contextos organizacionais na intervenção social
• Compreender os fundamentos éticos, ideológico-doutrinários e teórico-práticos da responsabilidade social organizacional
• Saber valorizar a relação humana e o trabalho em equipa face a constrangimentos e dilemas profissionais
• Reconhecer e compreender os espaços organizacionais da prática profissional
1.Conceito e tipos de organizações
1.1 Dimensões e desenho organizacional
1.2 Estrutura: Os alicerces e os pilares da organização
1.3 As organizações na contemporaneidade
2. Origem e evolução das teorias de gestão organizacional
2.1.Estruturas, culturas, pensamentos e planeamentos estratégicos
2.2 Missão, princípios e valores
2.3 A comunicação no âmago da vida organizacional
3. As equipas nas organizações
3.1 Abordagem teórica e prática da liderança
3.2 Team building
3.3 Um modelo contingencial de liderança das equipas
4. Ética organizacional e responsabilidade social
4.1 Noções gerais sobre a ética
4.2 Teorias éticas normativas
4.3 Responsabilidade social organizacional
4.4 As relações interinstitucionais e stakeholders
Daft, Richard, L; Murphy, Jonathan; Willmott, Hugh (2003). Organization:theory and design. London: United Kingdom
Miguel Pina e Cunha, Arménio Rego, Rita Campos e Cunha, Carlos Cabral-Cardoso, (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH Editora.
Rego, A., Cunha, M. P., Costa, N. G., Gonçalves, H., Cabral-Cardoso, C. (2007). Gestão Ética e Socialmente Responsável. Lisboa: RH Editora.
Shiefer, U., Bal-Döbel, L., Batista, A., Döbel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P. (2007). MAPA: Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Estoril: Princípia Editora.
Teles, H. (2009). Responsabilidade social das empresas. Em Joaquim Caeiro [Coord.], Economia e Política Social: contributos para a intervenção social no século XX (pp. 79-102). Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Teles, H. (2010). O Serviço Social e a Responsabilidade Social Empresarial: passado, presente e futuro. Em Intervenção Social, N. 36 (pp. 47-61). Lisboa: Universidade Lusíada de Lisboa.
Teles, H. (2020). Serviço Social nas empresas: práticas de responsabilidade social. Lisboa: PACTOR.
Metodologia de ensino: E-Learning. (completamente online)
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.