Ao longo desta unidade curricular e a partir da análise de qua-tro períodos históricos ir-se-á percepcionar a evolução da orga-nização militar em Portugal e do seu património material e ima-terial. Assim num primeiro período abordar-se-ão temáticas como: o poder militar na formação de Portugal e na estabiliza-ção do território e fronteiras, A guerra na Idade Média: forças, armas e organização; A criação das Forças nacionais e as Guerras Fernandinas: novas tácticas e novas armas.
Já num segundo momento considerar-se-ão as questões em torno das praças no Norte de África e Marrocos, como escola de guerra do Império, analisando-se o facto de a fortaleza funcionar como uma base política e militar. Não se deixará de analisar o processo de vulgarização das armas de fogo pesadas e ligeiras, a organização militar, no que foram as reformas legislativas de D- Manuel I e D. Sebastião e o modo como tratadística permite comparar várias culturas de guerra.
Num terceiro momento explicitar-se-á como na guerra da Res-tauração se evidenciarão novas tipologias militares europeias, assim como se compreenderá como é que as forças militares ganharam um carácter permanente, e surgiu uma nova arquitec-tura através do aparecimento das grandes edificações militares. Por último, analisar-se-ão as invasões Francesas e a formação das linhas de Torres, explicitando de seguida como a revolução industrial teve impacto na guerra.AS campanhas africanas de António Enes e Mouzinho de Albuquerque, a actuação do Corpo Expedicionário Portugês na I Guerra Mundial, o modo como evoluiu a presença portuguesa na NATO, e a guerra travada em África( 1961-1975) serão outras das temáticas a analisar.
História Militar;Património Militar; estratégia e táctica militares
- Identificar factos, acontecimentos, fenómenos e património que se relacionem com a História Militar de Portugal.
-Compreender a organização militar e a sua interacção com a sociedade e a economia portuguesas.
-Estabelecer a ligação entre a História militar de Portugal e a História militar europeia e mundial.
-Estabelecer a relação entre o património edificado ou os seus vestígios e a circunstância militar que lhe deu origem.
-Reconhecer as principais diferenças entre instalações militares e as suas funções.
Tratar-se-ão os seguintes conteúdos :
1º Período: O poder militar na formação de Portugal e na estabi-lização do território e fronteiras
A guerra na Idade Média: forças, armas e organização.
A criação das Forças nacionais
Guerras Fernandinas: novas tácticas e novas armas
2º Período-De ceuta a Arzila: A escola de guerra do Império.
A Fortaleza, Base militar do império.
A vulgarização das armas de fogo pesadas e ligeiras
Organização militar: as reformas legislativas de D- Manuel I e D. Sebastião.
A tratadística e o confronto com outras culturas de guerra. A transmissão de saberes militares.
3º Período- A guerra da Restauração e a nova tipologia militar europeia
As forças militares de carácter permanente
As Grandes edificações militares – A nova arquitectura.
4º Período – AS invasões Francesas. As Linhas de Torres
Guerra e Revolução Industrial.
AS campanhas africanas de António Enes e Mouzinho de Albu-querque
Portugal e a I Guerra Mundial. O CEP
Da geração NATO à guerra de África 1961-1975.
Bibliografia de consulta obrigatória.
Feio, G. (2018). A guerra no Renascimento- o ensino e a paren-dizagem militares em Portugal e no Império, de D. Manuel I a FelipeII. Lisboa : Esfera dos Livros.
Freitas, J. (2007) O Combatente Durante a Guerra da Restaura-ção. Lisboa: Prefácio.
Lopes, N. (2017)O Sistema Defensivo de Goa –Influência na composição do território contemporâneo. Coimbra : FLUC.
Monteiro , J.(1998)A Guerra em Portugal nos Finais da Idade Média. Lisboa: Notícias Editorial.
Martins, Miguel Gomes (2016), Guerreiros de Pedra. Lisboa: Esfera dos Livros.
Moreira, R. ( 1986).A arquitectura Militar. In V. Serrão(dir. ) História de Arte em Portugal , vol.7, Lisboa: Edições Alfa .
Barata, M. e Teixeira, N. (dir.) (2004)Nova História Militar de Portugal. Mem Martins: Círculo de Leitores.
Nunes , A. (2004) . Os navios de Portugal na Grande Armada. Lisboa: Prefácio.
Sousa, L. (2008) A arte na Guerra : a arquitectura dos campos de batalha no Portugal de Quinhntos. Lisboa: tribuna .
E-Learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.