A unidade curricular visa desenvolver competências comunicativas, empresariais e interculturais do Inglês para vários contextos profissionais. Ao longo do semestre os estudantes aprendem e aperfeiçoam diferentes técnicas de produção oral e escrita que têm em conta graus de formalidade, diferenças culturais e os meios (tradicionais e digitais) de comunicação em contextos profissionais.
Comunicação; mundo empresarial; interculturalidade; turismo internacional; globalização.
. comunicar de forma eficiente e adequada a diferentes ambientes de trabalho;
. desenvolver a compreensão e produção oral e escrita em diversos contextos profissionais;
. analisar situações profissionais e aplicar estratégias comunicativas adequadas à resolução de problemas e a tomadas de decisão;
. desenvolver a sensibilização quanto a diferenças culturais em contexto empresarial;
. sensibilizar para a igualdade, a importância da sustentabilidade e como lidar com emergências nos meios profissionais.
· O mundo empresarial
· informação
· relações públicas
· recursos humanos
· projetos e trabalho em equipa
· gestão de equipas
· coaching
· reuniões de negócios
· organização
· diversidade cultural e interculturalidade
· publicidade
· redes sociais
· negócios digitais
· ética profissional
· sustentabilidade
· justiça no trabalho
· gestão de conflito e emergências
— Diversidade cultural
· comunicação intercultural
· inglês internacional
· viagens de negócios
· ‘small talk’ em diferentes contextos culturais
— O turismo internacional
· gestão hoteleira
· nichos turísticos
· acomodação
· turismo cultural
· atendimento ao cliente
— A Globalização
· política internacional
· cidadania e identidades
· internet e redes sociais
— Componente linguística
· verbos e tempos verbais
· verbos modais
· orações subordinadas
· preposições
· conectores
· adjetivos e advérbios
· comparativos e superlativos
· expressões idiomáticas
· colocações
· cumprimentos e despedidas
· . graus de formalidade
ALLISON, J., EMMERSON, P. & JEREMY, T. (2013) The Business 2.0. London: Macmillian Education.
Cambridge Business English Dictionary (2011). Cambridge University Press.
COTTON, D, FALVEY, D & KENT, S. (2010). Market Leader (3rd ed.). Harlow: Pearson.
MACKENSIE, IAN. (2010) English for Business Studies (3rd ed.). Cambridge University Press.
Oxford Business English Dictionary. Oxford and New York: Oxford University Press.
STRUTT, P. (2016). English for International Tourism (4th ed.). Harlow: Pearson.
THOMPSON, K. (2007). English for Meetings. Oxford and New York: Oxford University Press.
TRAPPE, T. & TULLIS, G. (2006). Intelligent Business. Harlow: Pearson/Longman.
A unidade curricular define-se pelo Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. O ensino é efetuado na plataforma Moodle onde os estudantes têm acesso a todos os recursos de aprendizagem e onde a interação entre estudantes e docentes acontece. A metodologia de ensino promove a interação oral e escrita. Os conteúdos
programáticos são organizados em tópicos, trabalhando as quatro competências (incluindo gramática e pronúncia) através atividades comunicativas, colaborativas e interativas. O processo de aprendizagem inclui tarefas de trabalho autónomo, colaborativo e de grupo. Os estudantes utilizam os recursos disponibilizados como apoio à aprendizagem.
A avaliação é contínua e baseia-se em três momentos específicos (dois e-folios, i.e. trabalhos eletrónicos submetidos na plataforma) e um e-folio global, nos quais são avaliadas a aquisição de conhecimentos e as competências como definidas nos objetivos da disciplina.
Avaliação contínua