Técnicas de Comunicação em Francês
Código: 51198
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular tem como principal objetivo desenvolver as competências  comunicacionais e culturais necessárias à integração no ambiente profissional em língua francesa. Pretende-se que os estudantes sejam competentes em situações de trabalho mais comuns (telefonar, apresentar-se, etc.), com interlocutores usuais (colegas francófonos,  clientes, etc.} e aptidões típicas (marcar reuniões, negociar, etc.), tendo em conta as especificidades culturais francófonas.

No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

- Entender e produzir textos simples (orais e escritos), adequados a vários contextos em ambiente profissional;

- Entender e sintetizar a informação mais relevante em enunciados orais e escritos relacionados com a vida profissional;

- Demonstrar autonomia e rigor discursivos na utilização da terminologia técnica;

- Desenvolver conhecimentos (inter)cuIturais do mundo empresarial.

Língua francesa; comunicação; mundo empresarial.

Esta unidade curricular inscreve-se no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, nível A2, e no final do semestre os estudantes devem saber exprimir-se com espontaneidade e à vontade em francês, recorrendo à terminologia e ao vocabulário o mundo profissional. Para tal, deverão ter adquirido um bom domínio lexical; saber escolher a expressão adequada dentro de um repertório disponível; produzir um discurso escrito e oral claros, bem construídos, com rigor e sem hesitações, que demonstre um bom uso das estruturas gramaticais e comunicativas abordadas ao longo do semestre.

Pretende-se que os estudantes adquiram um bom conhecimento da língua francesa em ambiente profissional, tanto na escrita como na oralidade. Para tal, nesta unidade curricular serão abordados os seguintes conteúdos:

Conteúdos comunicativos e linguísticos:

·         O discurso indireto

·         Expressões lógicas

·         Expressões temporais

·         Preposições

·         Pronomes pessoais complementos

·         Marcadores discursivos

·         Tempos e modos verbais

·         Vocabulário geral e de negócios

·         Debater, refutar e negociar

·         Preparar-se para uma entrevista

·         O CV e a carta de apresentação

·         Pedir ajuda, informar, resumir, transmitir

·         Preparar, ajudar, animar reuniões e discussões

·         Fazer e atender solicitações, reclamações

·         Documentação de negócios

 

Conteúdos (inter)cuIturais:

·         Atendimento ao cliente e formas de tratamento

·         Trabalho no exterior - Tipos e Formas de empresas

·         Relações sociais, laborais e institucionais

·         Comunicação Profissional

·     .         Publicidade e Marketing

BARIL, D.; ANTONIADIS, G. (2001) Techniques de I’expression écrite et orale. Paris : Sirey.

BAS, L.; BOUTHIER, C.; HESNARD, C.; LANDAIS, J. (2018) La correspondance commerciale française. Paris : Nathan.

DIOP-LASCROUX, L.; TAUZIN, B. (2000) Comment vont les affaires ? Cours de français professionnel pour débutants. Paris : Hachette.

MITCHELL, M.; FLEURANCEAU, A. (2012) Pour Parler Affaires A2/B1. Paris : Maison des Langues.

PENFORMIS, J.-L. (2004) Vocabulaire progressif du français des affaires - niveau intermédiaire. Paris : CLÉ International.

PENFORMIS, J.-L. (2012) Français.com - Méthode de français professionnel et des affaires. Paris : CLÉ International.

PENFORMIS, J.-L. (2018) Communication progressive du français des affaires - niveau intermédiaire (A2/B1). Paris : CLÉ International.

PENFORMIS, J.-L. (2018) Grammaire progressive du français de affaires – Niveau intermédiaire (A2/B1). Paris : CLÉ International.

TAUZIN, B.; DUBOIS, A.-L. (2013) Objectif Express 1. Paris : Hachette.

A plataforma de e-learning Moodle é o ambiente onde decorrem todas as atividades de aprendizagem. Cada unidade temática permite o aprofundamento da língua, as atividades variadas, o comentário e a discussão de textos diversificados visam desenvolver a capacidade dos estudantes em exprimir-se com fluência e à vontade tanto na oralidade como na escrita. Cada unidade temática conta ainda com um fórum de discussão (supervisionado pelo docente) onde os estudantes podem expressar as suas reflexões, partilhar dificuldades ou dúvidas, ajudando-se assim mutuamente num processo colaborativo de aprendizagem. Tendo em conta a natureza e os objetivos desta unidade curricular, as atividades privilegiam a correta expressão em língua francesa assim como uma adequada transferência de saberes e competências para o mundo empresarial. O balanço de cada uma das atividades formativas é efetuado num fórum próprio, moderado pelo docente, que ajuda os estudantes a estruturarem os conhecimentos e a consolidarem as várias competências definidas.

Os estudantes têm de realizar, para além das diversas atividades durante o semestre, dois trabalhos em formato digital (e-fólios) que consistem numa aplicação prática das temáticas em estudo. Estas atividades permitem alargar o horizonte de competências e de conhecimentos dos estudantes, ao aprofundarem aspetos dos conteúdos programáticos. Durante o tempo destinado à realização de cada e-fólio, é aberto um fórum moderado pelo docente destinado à orientação dos trabalhos. Os estudantes têm acesso, no seu respetivo cartão de aprendizagem (CAP), a um comentário individualizado ao seu trabalho que os ajudam a progredir na sua aprendizagem. A organização e gestão das atividades, bem como os princípios que regrem a avaliação, são definidos no Plano da Unidade Curricular facultado aos estudantes no início do semestre letivo.

Avaliação contínua