A Unidade Curricular visa abordar diferentes áreas do mundo empresarial num contexto línguístico alemão em que o/a aluno/a deve conseguir expressar-se, adquirindo o leque das suas competências, quer a nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais, quer ainda a nível dos conteúdos temáticos. As principais áreas a desenvolver estarão centradas nas atividades e situações diárias no âmbito profissional, social e cultural, permitindo a sua inserção num contexto laboral linguístico alemão. Tendo em conta a natureza e os objetivos desta unidade curricular, estas atividades privilegiam a correta expressão em língua alemã assim como uma adequada transferência/aplicação/contextualização de saberes e competências para o mundo empresarial. Esta unidade curricular enquadra-se no nível A2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. No final desta unidade curricular os estudantes devem ter um bom domínio do léxico e das expressões técnicas do mundo dos negócios abordados ao longo do semestre e devem ser capazes de comunicar eficaz e corretamente em situações comunicativas típicas do mundo dos negócios, seja ao nível oral ou escrito.
Alemão no mundo de negócios, competências pragmáticas, competências comunicacionais, competências interculturais.
O principal objetivo desta unidade curricular (UC) é o de desenvolver as competências linguísticas, pragmáticas, comunicacionais e interculturais que permitam a integração num ambiente profissional de língua alemã. Quando terminarem esta UC os estudantes deverão ser capazes de lidar com um vasto número de tarefas e situações num ambiente profissional de língua alemã e deverão ter as competências necessárias para produzir e compreender um leque abrangente de textos diversificados, que são frequentemente usados na comunicação escrita e oral num ambiente profissional. Os estudantes terão também adquirido as necessárias competências interculturais para interagir oralmente e por escrito de uma forma adequada com clientes.
De forma a que os estudantes adquiram um bom conhecimento da língua alemã no contexto profissional (ao nível da escrita e da oralidade), nesta unidade curricular serão abordados os seguintes conteúdos:
Conteúdos comunicativos e linguísticos:
· Falar sobre experiências / objetivos profissionais
· Propôr /aceitar o tratamento formal / informal
· Articular, aceitar, e recusar um pedido
· Distribuir, aceitar e recusar tarefas
· Curriculum vitae e carta de recomendação
· Avaliar um homepage
· Descrever um problema informático
· Descrever estruturas hierárquicas numa empresa
· Esclarecer e comentar erros
· Negociar soluções
· Fazer apresentações
· Descrever e analizar diagramas
· Pedir baixa no trabalho, reagir a uma baixa
· Solicitar informações
· Avaliar propostas
· Fazer contrapropostas e propostas de melhoria
· Fundamentar propostas
· Descrever processos administrativos
· Dar recomendações
· Escrever documentação de negócios
Conteúdos (inter)culturais:
· Comunicação profissional (Tratamento formal / informal, comunicação / fórmulas do dia-a-dia no contexto profissional) · Competências interculturais (Identificar características culturais do mundo de negócios de língua alemã)
· A Atendimento ao cliente por escrito e oralmente
GROSSER, R.; HANKE, C.; ILSE, V.; MAUTSCH; K.; SANDER, I.; SCHMEISER, D. (2015) DaF im Unternehmen A2 - Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Klett Sprachen. [ISBN-13: 9783126764452]
BUCHWALD-WARGENAU, I.; GIERSBERG, D. (2019) Im Beruf NEU A2+/B1
Kursbuch. Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. München: Hueber. [ISBN 978-3-19-231190-1]
BUCHWALD-WARGENAU, I.; GIERSBERG, D. (2019) Im Beruf NEU A2+/B1
Arbeitsbuch. Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. München: Hueber. [ISBN 978-3-19-241190-8]
BUCHWALD-WARGENAU, I.; GIERSBERG, D. (2019) Im Beruf NEU A2+/B12 Audio-CDs. Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. München: Hueber [ISBN 978-3-19-251190-5]
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016),
Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora. [978-972-0-40695-8].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Grammatik Intensivtrainer NEU A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [9783126051668].
A unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona através dos diferentes fóruns. A aprendizagem de uma língua estrangeira na modalidade online exige um alto nível de autonomia, de motivação e de autodisciplina por parte do estudante.
O plano de trabalho da unidade curricular estrutura o percurso de aprendizagem, interligando, por um lado, as unidades temáticas do manual adotado estudadas e, por outro lado, as atividades formativas propostas. As ferramentas de revisão e de autoavaliação visam ajudar o estudante a identificar os seus pontos mais fortes e menos fortes, o que irá permitir ao estudante desenhar o seu percurso individual de aprendizagem. Terá um alto grau de autonomia e de responsabilidade na sua aprendizagem.
A avaliação é contínua e baseia-se em três momentos específicos (dois e-folios, i.e. trabalhos eletrónicos submetidos na plataforma) e um e-folio global, nos quais são avaliadas a aquisição de conhecimentos e as competências como definidas nos objetivos da disciplina.
Avaliação contínua