Código: 23019
Departamento: DCET
ECTS: 10
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 260
Total de horas de contacto: 20

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes um os conhecimentos e competências fundamentais em programação com uma linguagem multi-paradigma, tendo em conta a sua versatilidade e aplicabilidade aos mais variados ambientes e contextos. Para os estudantes com uma vasta experiência anterior de programação o objetivo é também proporcionar um treino específico em questões de programação diretamente ligadas aos temas a explorar nas suas teses.

Programação
Python
Elaboração de scripts

Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar capaz de:
1. Identificar as potencialidades de uma linguagem de programação na sua aplicação a um problema, inserido num contexto/ambiente específico.
2. Conhecer com profundidade os princípios, mecanismos, sintaxe e semântica de uma linguagem de programação multi-paradigma particular (Python).
3. Analisar e desenvolver programas eficazes e que aproveitem as potencialidades da linguagem de trabalho e que resolvam problemas matemáticos concretos.
4. Integrar em pacotes de software, de forma transparente ao utilizador, duas ou mais componentes de diversas tecnologias/linguagens de programação.

1. Instalação e introdução ao Python
2. Sintaxe e semântica do Python
3. Estruturas de dados e controle de fluxo
4. Interoperacionalidade
5. Aplicação na resolução de problemas matemáticos

1. (Recomendado) Guttag, J. V. "Introduction to Computation and Programming Using Python with Application to Understanding Data", MIT Press. (2ª edição, 2016, ISBN 978-0-2625-2962-4 ou 3ª edição, 2021, ISBN 978-0-2625-4236-4).
2. Python Documentation. http://www.python.org/doc/
3. Textos de apoio elaborados pelo Professor.
4. Tutoriais de pacotes de software a integrar com scripts Python.
5. (Alternativa) Kalb, I. "Learn to Program with Python 3 A Step-by-Step Guide to Programming". Apress. (2ª edição, 2018, ISBN 978-1-4842-3878-3).
6. (Alternativa) Hellmann, D. "The Python 3 Standard Library by Example". Addison-Wesley. (2017, ISBN 978-0-13-429105-5).

 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e contínuo e constará de dois fatores: a qualidade dos programas Python apresentados, medida por (1) a sua capacidade de resolver eficaz e eficientemente os problemas matemáticos propostos; (2) correção do código ao nível estrutural e formal; e (3) eventuais mais-valias que possam evidenciar (85%), e a pró-atividade do estudante na faceta de aprendizagem colaborativa, medida pela quantidade e qualidade de questões levantadas em fórum e/ou das intervenções em resposta a estas (15%). Os detalhes da avaliação são apresentados no contrato de aprendizagem da unidade curricular.