Critérios de Escolha Alimentar
Código: 22135
Departamento: DCET
ECTS: 5
Área científica: Ciência e Tecnologia Alimentar
Total de horas trabalho: 130
Total de horas de contacto: 21

Pretende-se com esta unidade curricular avaliar: i) os principais fatores que
influenciam a escolha alimentar; ii) os principais motivos que conduzem o
consumidor a recorrer a certos critérios de escolha alimentar.

1. Modelo da escolha alimentar individual
1.1. Complexidade do consumo alimentar
1.2. Determinantes da escolha alimentar individual: principais fatores
2. Saúde/bem-estar
2.1. Impacte da alimentação na saúde das pessoas: ótica dos especialistas
2.2. Principais benefícios e barreiras associados à prática de uma
alimentação saudável: ótica dos consumidores
MESTRADO EM CIÊNCIAS DO CONSUMO ALIMENTAR | 23
3. Perceção sensorial dos alimentos
4. Conveniência
4.1. Tipologia de soluções alimentares de conveniência
4.2. Impulsionadores da procura de soluções alimentares de conveniência
4.3. Inconvenientes associados ao uso de soluções alimentares de
conveniência
5. Fatores económicos
5.1. Transições nutricionais: principais consequências
5.2. Impacte do binómio preço/rendimento nas escolhas alimentares
6. Preocupação ambiental
6.1. Conceito de dieta sustentável
6.2. Impactes da alimentação no ambiente

• Anderson, H., Blundell, J., Chiva, M. (eds.), Food Selection: From Genes to
Culture, Danone Institutes, 2002.
• Cunha, L. M., Moura, A. P., Why consumers eat what they do: an approach
to improve nutrition education and promote healthy eating. In D. Doyle
(Ed.), Taking responsibility. CCN conference proceedings (pp. 204-213),
Forfatterne, 2005.
• Kittler, P.G., Sucher, K. Food and Culture, 4th edition, Thomson, 2004.
• Warde, A., Consumption, Food and Taste, Sage Publications, 1997.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.