Ao concluir com sucesso esta unidade curricular, o estudante deverá ter desenvolvido competências para:
• justificar a especificidade da linguagem verbal relativamente a outras linguagens;
• indicar a importância das reflexões de Saussure para o surgimento da linguística enquanto disciplina científica com objectivos e metodologias específicos;
• classificar os factos linguísticos segundo o nível de análise em que se inserem (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática);
• utilizar métodos de descrição e de análise desenvolvidos nas disciplinas correspondentes aos diferentes níveis de análise apresentados (Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática);
• apresentar exemplos originais de fenómenos de variação linguística de tipo regional, de tipo socioprofissional e de tipo individual/situacional.
1.ª PARTE – LINGUÍSTICA E LINGUAGEM VERBAL
TEMA 1 – Linguística e Semiótica: as propostas fundadoras de Saussure
O conceito de língua natural
Dicotomias sausurreanas
2.ª PARTE – OS NÍVEIS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
TEMA 2 – Fonética e Fonologia
O objecto de estudo da Fonética e da Fonologia, e conceitos operatórios básicos
TEMA 3 – Morfologia e Sintaxe
O objecto de estudo da Morfologia e da Sintaxe, e conceitos operatórios básicos
TEMA 4 – Semântica e Pragmática
Objecto de estudo da Semântica e da Pragmática, e conceitos operatórios básicos
3.ª PARTE – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
TEMA 5 – Variação linguística
Variação diatópica, variação diastrática e variação diafásica
SILVA, Paulo Nunes da (2010), Manual de Introdução aos Estudos Linguísticos (disponibilizado online na página da unidade curricular na plataforma Moodle).
Nota: Outras referências bibliográficas serão aconselhadas em cada tema da uc.