Cristãos – novos no Espaço Peninsular
Código: 31013
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Os judeus desempenharam um importante papel económico, social e cultural na história dos reinos peninsulares e estabeleceram com a sociedade, em geral, e o poder real em particular, uma relação com características específicas, marcada pelos constantes apelos à conversão da população judaica à religião cristã. Muitos judeus acabaram por ceder a esta pressão ou foram forçados a receber o baptismo, passando a fazer parte integrante da sociedade moderna, sob a designação de cristãos novos, perpetuando e ampliando o relevante papel que os seus antepassados tinham desempenhado nos reinos peninsulares. O processo de conversão dos judeus revelou-se, desde cedo, pouco consistente e constitui um factor de destabilização das monarquias peninsulares, levando o poder real a solicitar a Roma o estabelecimento da Inquisição nos seus reinos, com vista a extirpar os “comportamentos heréticos” dos cristãos novos, o que teve importantes repercussões na vida da população cristã nova.

Criptojudaísmo
Inquisição
Judeus/Cristãos Novos
Proselitismo

• Capacidade de avaliar o papel desempenhado pelos judeus/cristãos novos no espaço peninsular, em particular durante o período medievo e moderno;
• Capacidade de avaliar o grau de sucesso alcançado pela política proselitista dos monarcas peninsulares, bem como as consequências dessa mesma política;
• Capacidade de avaliar as transformações ocorridas no seio das comunidades cristão novas, nos reinos peninsulares modernas, após o estabelecimento da Inquisição;
• Capacidade de dominar conceitos e terminologia específicos necessários à compreensão da temática/conteúdos da unidade curricular;
• Capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos abordados na unidade curricular.

1. A presença judaica no espaço peninsular
2. A política proselitista das monarquias peninsulares
3. A Inquisição nos reinos da Península Ibérica
4. Os cristãos novos na sociedade moderna

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TAVARES, Maria José Pimenta Ferro Os Judeus em Portugal no século XV. Lisboa: FCSH‐UNL, 1982. Vol. I.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.