Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30
A UC visa proporcionar aos estudantes os conhecimentos fundamentais acerca dos princípios, conceitos, modelos e técnicas fundamentais subjacentes à interação pessoa-computador. Serão treinadas práticas de desenho de soluções de interface e interação pessoa-computador de sistemas e aplicações informáticas, nas mais diversas áreas aplicacionais. Dar-se-á também uma perspetiva da utilização de tecnologias para o desenvolvimento de interfaces inteligentes.
Interação Humano-Computador Interface Pessoa-Máquina Interação com Computadores Interfaces
O aluno ao concluir esta unidade curricular deve estar capaz de:
Reconhecer a importância da interação pessoa-computador no desenho e implementação de sistemas e aplicações informáticas nas mais diversas áreas aplicacionais;
Conhecer as técnicas e princípios de usabilidade e de interfaces inteligentes;
Identificar, classificar e integrar os princípios, modelos e técnicas no desenho e implementação de sistemas interativos adaptados às necessidades dos utilizadores.
Introdução à Interação Pessoa-Computador: princípios gerais de usabilidade, paradigmas de usabilidade, perfil do utilizador, conceito de interfaces inteligentes.
Modelos Mentais e conceptuais, interação multimodal.
Tecnologias: dispositivos de entrada e saída, visão por computador, comunicação aumentativa e alternativa.
Diálogo Interativo: princípios, modelos; técnicas de desenho e implementação.
Desenho de Interfaces: princípios, modelos; técnicas de desenho e implementação.
Projeto de Interação Pessoa-Computador: aplicar modelos e técnicas de desenho de interface para conceber, desenhar e planificar/implementar uma solução concreta.
Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2015). Interaction design: beyond human-computer interaction. John Wiley & Sons.
Yven, J., & Wechsler, H. (2003, June). Smart interfaces for human-computer intelligent interaction. In Control Applications. CCA 2003. Proceedings of 2003 IEEE Conference on (Vol. 2, pp. 1192-1197). IEEE.
Stephanidis, C. (Ed.). (2009). The universal access handbook. CRC Press.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.