1.Relacionar criticamente os conceitos de teoria e prática;
2. Distinguir as principais questões que separam o paradigma positivista dos outros paradigmas científicos;
3. Conhecer o conceito e principais controvérsias em torno do tema da cidadania;
4. Formular sociologicamente e discutir criticamente o conceito de cidadania ambiental;
5. Analisar e discutir criticamente o conceito de “participação” social e política em termos de ambiente;
6 .Formular um problema teórico particular na área do ambiente, em Portugal;
7. Construir uma problemática em torno desse problema, elaborar um corpo de hipóteses e um modelo de análise coerente.
1. Questões epistemológicas; 2. Importância dos quadros de referência teóricos; 3. Paradigmas; 4. A construção dos problemas teóricos em ciências sociais: Aplicação prática na área do ambiente; 5. Conceitos de cidadania e participação e sua discussão no âmbito da questão ação/estrutura, da representação democrática, poder central e local; 6. A Questão ambiental em Portugal. Perspetivas dominantes e síntese do estado da arte; 7. Cidadania e capital social em Portugal, a construção de um problema teórico e de uma pergunta de partida para investigação.
Barreto,A. Org.(2000) A Situação Social em Portugal 1960-1999. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
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A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.