ECTS: 6
Área científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26
As actividades humanas são responsáveis pela poluição nas três vertentes ambientais (água, ar e solo) e ainda pela sobre-exploração dos recursos naturais. Estes diferentes tipos de poluição nas várias componentes ambientais representam um risco para a saúde humana e para os ecossistemas ou até danificam muitos monumentos históricos. Nesta unidade curricular o principal objectivo é apresentar algumas matérias essenciais à compreensão da problemática da poluição nas diferentes componentes ambientais, compreender alguns mecanismos físico-químicos e expor medidas que deverão ser implementadas em termos de tecnologias ambientais para se reduzir a poluição. Os resíduos sólidos urbanos são, inevitavelmente, uma das fontes poluidoras de maior importância e a sua gestão, tendo em vista a protecção dos recursos naturais, é um problema premente. Pretende-se também salientar a necessidade de um consumo sustentável dos recursos disponíveis, diminuindo a poluição nas suas diferentes vertentes e assegurando uma manutenção do ambiente natural.
Grandes Problemas Ambientais Recursos Naturais Resíduos Urbanos Gestão de Resíduos Urbanos
Espera-se que o estudante ao concluir esta unidade curricular (1) tenha adquirido uma visão abrangente do ambiente em que estamos inseridos e dos problemas que o mesmo enfrenta como consequência das atividades humanas; (2) compreenda profundamente como cada um dos tipos de poluição afeta as diferentes esferas ambientais e a nossa saúde; (3) se sinta capaz de discutir as causas e as consequências da poluição e apresentar medidas de remediação para cada problema; (4) seja capaz de analisar criticamente as abordagens atuais para a conservação dos recursos naturais e controlo da poluição
1. Recursos Naturais e Biodiversidade: sua utilização sustentável [a) Recursos Naturais; b) Agricultura e Biodiversidade; c) O direito a um ambiente equilibrado e sustentável] 2. Poluição da Atmosfera [a) Qualidade do Ar e Poluição Atmosférica; b) Indicadores e Índices Ambientais; c) Métodos de Controlo das Emissões Atmosféricas; d) Saúde e Alterações Climáticas, Extremos Climáticos] 3. Solos: contaminação, poluição e recuperação [a) Degradação do Solo; b) Poluição e Contaminação dos Solos; c) Remediação dos Solos; d) PAHs e Almíscares] 4. Gestão Integrada de Resíduos Urbanos [a) Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos Hospitalares; b) Gestão Integrada de Resíduos; c) Redução na fonte, Reciclagem, Compostagem, Incineração e Co-incineração de Resíduos; d) Biogás] 5. Poluição das Águas [a) Metais: contaminação e efeitos; b) Hidrocarbonetos; c) Poluição Térmica; d) Águas Subterrâneas].
Carapeto, Cristina (1999). “Poluição das Águas” causas e efeitos. Edição da Universidade Aberta nº 170. Lisboa, Portugal. (disponível no Repositório Aberto da UAb gratuitamente).
Rana, S. V. S. (2011) “Environmental Pollution: Health and Toxicology”, Alpha Science International Limited.
Teresa Rocha Santos, Ricardo Prego, Armando Duarte, Alexandre Panteleitchouk (2007). Estudos Sobre Contaminação Ambiental na Península Ibérica. ISBN: 9789727716210, Editor: Instituto Piaget.
Outra bibliografia mencionada no “Contrato de Aprendizagem” a disponibilizar na plataforma de e-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.
Língua oficial: Português
Alguns documentos de apoio podem estar em inglês.