ECTS: 6
Área científica: Ciência e Tecnologia Alimentar
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 26
Centrando o objeto de análise no consumidor, pretende-se analisar de que modo as práticas e as escolhas alimentares do consumidor interferem no ambiente, no sentido de promover um sistema agroalimentar sustentável. De igual modo, considera se o estudo das doenças crónicas não transmissíveis associadas à alimentação, dos riscos ambientais causados por agentes físicos e químicos e das repercussões dessas questões na ecologia e nas condições de vida e saúde das populações.
Consumo alimentar Consumo sustentável Impactes no ambiente Saúde pública
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
1. Caraterizar o comportamento do consumidor face a uma determinada compra alimentar, bem como avaliar os principais critérios de escolha envolvidos nessa compra
2. Avaliar o impacte das atividades de consumo alimentar no ambiente, incluindo a insegurança alimentar
3. Avaliar os principais determinantes do consumo alimentar sustentável
4. Recolher e integrar informação proveniente de várias fontes relacionadas com ambiente e saúde com o intuito de apresentar argumentos e fazer recomendações
5. Analisar a metodologia para a prática e promoção de políticas de saúde ambiental
1. Introdução ao sistema da cadeia agroalimentar: agentes, mercados e produtos
2. Consumo alimentar: comportamento do consumidor e critérios de escolha alimentar
3. Consumo alimentar e ambiente: consumo alimentar sustentável, novos paradigmas alimentares, alimentos transgénicos.
4. Saúde pública e alimentação: saúde ambiental, avaliação do risco para a saúde humana, práticas e políticas para promoção da saúde ambiental.
- Anderson, H., Bludell, J., Chiva, M., (eds) (2002), Food Selection: From Genes to Culture, Danone Institute.
-Organization for Economic Co-operation and Development (2002), Towards Sustainable Household Consumption? Trends and Policies in OECD Countries.
- Loureiro, I., Miranda, N. (2010) “Promover a Saúde. Dos Fundamentos à Ação”. 2010. Edições Almedina.
- Material a disponibilizar na plataforma de e-learning.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.