Esta unidade curricular propõe uma ampliação da reflexão sobre o papel educativo das bibliotecas, considerando diversos tipos de bibliotecas, para além das bibliotecas escolares, como as bibliotecas públicas ou as bibliotecas do ensino superior. Pretende-se igualmente que os estudantes conheçam diversos contextos da lusofonia onde as bibliotecas desempenham um papel essencial no acesso e promoção do conhecimento e no apoio ao desenvolvimento de capacidades essenciais para se atuar na sociedade atual.
Biblioteca escolar
Biblioteca pública
Biblioteca académica
Biblioteca do Ensino Superior
Espera-se que o estudante no final desta UC seja capaz de:
- Debater as funções e papel de diferentes tipos de unidades de informação e documentação na sociedade atual e em contextos distintos.
- Problematizar os principais desafios para as bibliotecas do século XXI.
- Equacionar o papel das tecnologias na biblioteca do século XXI.
- Identificar estratégias de atuação em articulação com diferentes públicos e objetivos informativos e formativos.
1.Tipologias de bibliotecas: papéis e funções
2. Desafios para as bibliotecas do século XXI
3. Contextos de atuação e estratégias de ação: informação e formação na biblioteca
-Principles on Public Access in Libraries (2015)
-Desenvolvimento e acesso à informação 2019, IFLA.
-Stephen Pinfield, Andrew Cox & Sophie Rutter (2017). Mapping the Future of Academic Libraries: SCONUL
- Christie Koontz e Barbara Gubbin (2013). Diretrizes da IFLA sobre os serviços da biblioteca pública. Trad. Portuguesa.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.