Português: Língua Pluricêntrica
Código: 52088
Departamento: DH
ECTS: 8
Área científica: Linguística
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 32

 

No presente seminário, a reflexão linguística e sociolinguística sobre a língua portuguesa será feita sob a perspetiva da abordagem das línguas pluricêntricas, tendo em conta as variedades dominantes e não-dominantes do português. O foco incidirá nas variedades nacionais dominantes: o Português Europeu e o Português do Brasil, enquanto que, no contexto das variedades em emergência, o exemplo analisado será o do Português de Angola.

 

Línguas pluricêntricas

Português como língua pluricêntrica

Variedades Dominantes

Variedades não-dominantes

Após concluir esta unidade curricular com sucesso, cada estudante deverá estar apto para: (i) pesquisar informações relevantes acerca dos temas abordados na unidade curricular; (ii) elaborar resumos e sínteses descritivas das leituras recomendadas; (iii) usar conceitos centrais para refletir acerca de temas relacionados com a variação diacrónica, diatópica, diastrática e diafásica; (iv) justificar por que motivos o Português constitui uma língua pluricêntrica; (v) caracterizar as variedades dominantes do Português de acordo com as mais relevantes propriedades de cada um dos níveis de análise; (vi) ilustrar com exemplos diferentes tipos de variação do Português; (vii) identificar as principais propriedades de variedades não-dominantes do Português; (viii) caracterizar as principais características dos crioulos de base lexical portuguesa; – refletir criticamente acerca de representações e atitudes em relação ao Português enquanto língua pluricêntrica.

1.A língua em movimento no Espaço e no Tempo: conceitos fundamentais

1.1.Variação linguística e variedades linguísticas

1.2.Tipos de variação (diatópica, diastrática, diafásica) e tipos de variedades (geográficas, sociais, situacionais)

1.3.O pluricentrismo linguístico e os padrões de variação (fonética, lexical e morfológica e sintática)

1.4.Norma nacional, norma-padrão, dialeto

1.5.Línguas crioulas e crioulos de base lexical portuguesa

2.Português – língua pluricêntrica

2.1.Variedades dominantes do Português: o Português Europeu (PE) e o Português do Brasil (PB)

2.1.1.Caracterização linguística do PE

2.1.2.Caracterização linguística do PB

2.2.Variedades não-dominantes e variedades emergentes do Português em diferentes continentes

2.3.Representações e atitudes em relação ao pluricentrismo do Português

3.Línguas em contacto e multilinguismo nos países com Português como Língua Oficial

3.1.Plurilinguismo nos países africanos com o Português como Língua Oficial

 

 

Clyne, M., ed. (1992). Pluricentric Languages. Differing norms in different nations. Berlin/New York: Mouton de Gruyter.

Dallemole, J. e Osório, P. (2020). “Abordagem dialetológica e sociolinguística da variação lexical em dois pontos regionais do português: análise do campo semântico «jogos e diversões infantis»”. In Limite, vol. 14.1. Cáceres: Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Estremadura, 205-232.  

Kristiansen, G. (2014). “Introduction. Pluricentricity, language-internal variation and Cognitive Linguistics”. In A. Soares da Silva (ed.) Pluricentricity: Language variation and sociocognitive dimensions. Berlin/Boston: Mouton de Gruyter, 1-16.

Muhr, R., ed. (2012). Non-Dominant Varieties of Pluricentric Languages. Getting the Picture. Frankfurt/Wien: Peter Lang.

Osório, P., ed. (2028). Linguística Histórica e História do Português. Das Origens ao Século XVI. Salamanca: Luso-Española de Ediciones, S.L.  

Ribeiro, A.; Almeida, C. e Osório, P., eds. (2022). O Português como Língua Pluricêntrica (Dossier da Revista Caderno Seminal Digital, nº42). Rio de Janeiro: Publicações Dialogarts. 

Silva, A.; Lopes, C. e Osório, P. (2019). “Variação do imperativo de 2ª pessoa em enunciados de provas da Escola de Formação de Professores Ferraz Bomboco (Huambo, Angola)”. In Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 14. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Linguística da Universidade do Porto, 99-124.

Soares da Silva, A., ed. (2014). Pluricentricity: Language Variation and Sociocognitive Dimensions. Berlin/Boston: Mouton de Gruyter.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.