Literatura Inglesa I
Código: 51169
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Nesta unidade curricular são abordadas algumas das obras fundamentais do Renascimento inglês, considerando o seu contexto específico, dominado pela figura emblemática, paradigmática e inspiradora de Isabel I.
Literatura Inglesa I propõe: o estudo desse contexto; uma abordagem à reflexão sobre a Literatura/Poesia desenvolvida por Sir Philip Sidney em An Apology for Poetry; uma abordagem ao experimentalismo ficcional renascentista, através do estudo de textos dramáticos (de William Shakespeare) e de textos líricos (de Philip Sidney, Robert Sidney, Walter Raleigh e Edmund Spenser e Shakespeare).

Renascimento/Era Isabelina
Tradições Culturais
Drama/Lírica

Competências:
• conhecer o contexto social, político, económico e cultural do período renascentista inglês;
• identificar e entender as tradições culturais múltiplas, inerentes às obras literárias sob estudo;
• reconhecer a importância da tradição medieval na nova cosmovisão renascentista e nos rituais de corte;
• desenvolver pensamento crítico;
• elaborar análise literária;
• demonstrar capacidade de síntese, de argumentação e de seleção.

CONTEXTOS; ENQUADRAMENTO
1. Viagens marítimas
2. Religião e Poder
3. Língua e Cultura

A REFLEXÃO RENASCENTISTA SOBRE POESIA/LITERATURA
An Apology for Poetry, de Sir Philip Sidney

TEXTOS DRAMÁTICOS DO RENASCIMENTO INGLÊS: O PODER DA PALAVRA E O IMPACTO DA REPRESENTAÇÃO
1. O Drama renascentista inglês (tradições; condições de representação; a centralidade de Shakespeare)
2. Comédia – As You Like It, de William Shakespeare  
3. Tragédia ‘romântica’ – Romeo and Juliet, de William Shakespeare  
4. Tragédia – Othello, de William Shakespeare  

A CONVENÇÃO E A INOVAÇÃO NA POESIA LÍRICA ISABELINA
Sonetos e sequências de sonetos (poemas escolhidos: Sir Philip Sidney; Sir Robert Sidney; Sir Walter Raleigh; Edmund Spenser; William Shakespeare)

Obra Principal de Enquadramento:

Paiva Correia, Maria Helena de, et al. Literatura Inglesa I (Época Renascentista). Lisboa: U Aberta, 1996.
[disponibilização na sala de aula virtual]

• Bibliografia Primária:

Shakespeare, William. As You Like It. Ed. Roma Gill. Oxford: Oxford UP, 2009.
---. As You Like It.
http://www.folgerdigitaltexts.org/html/AYL.html
---. Othello. Ed. Ayanna Thompson and E.A.J. Honigmann. The Arden Shakespeare (rev. ed.). London and Oxford: Bloomsbury, 2016.
---. Othello.
http://www.folgerdigitaltexts.org/html/Oth.html
---. Romeo and Juliet. Ed. Roma Gill. Oxford: Oxford UP, 2009.
---. Romeo and Juliet.
http://www.folgerdigitaltexts.org/html/Rom.html
Sidney, Sir Philip Sidney. An Apology for Poetry or The Defence of Poetry. Ed. Geoffrey Shepherd. Rev. R.W. Maslen. Manchester: Manchester UP, 2002.
---. Uma Apologia da Poesia (1595). Trad. Mª Eduarda Ferraz de Abreu. Nota Prévia, Introd. e Notas Críticas Mª de Jesus C. Relvas. Revisão da Trad. Mª de Jesus C. Relvas e Mª Helena de Paiva Correia. Textos Chimaera. Lisboa: CEAUL/ULICES, 2015.
[disponível no Centro de Documentação da UAb; disponibilização na sala de aula virtual]

SONETOS
Os sonetos a estudar pertencem a sequências líricas de Sir Philip Sidney, Sir Robert Sidney, Sir Walter Raleigh, Edmund Spenser e William Shakespeare; serão disponibilizados na sala de aula virtual, com as referências bibliográficas das edições usadas.

• Outros recursos:

As You Like It. Dir. Kenneth Branagh, perf. Romola Garai, Bryce Dallas Howard, Kevin Kline, Adrian Lester, et al. Lionsgate, 2006.
Elizabeth, the Golden Age. Dir. Shekhar Kapur, perf. Cate Blanchett, Geoffrey Rush, Clive Owen et al. Universal Pictures, 2007.
Elizabeth. Dir. Shekhar Kapur, perf. Cate Blanchett, Geoffrey Rush, Christopher Eccleston et al. Gramercy Pictures, 1998.
Hespèrion XX. Dir. Jordi Savall. Elizabethan Consort Music 1558-1603. Alia Vox, 1998.
Kirby, Emma, and Anthony Rooley. Elizabethan Songs. “The Lady Musick”. Editions de l’Oiseau–Lyre, 1990.
Music Treasury Series. Music of the Tudor Age. Sound Alive, 1993.
Othello. Dir. Orson Wells, perf. by Orson Wells, Micheál MacLiammóir, Suzanne Cloutier, Robert Coote. Marceau Films/United Artists, 1952 (versão restaurada).
Romeo and Juliet. Dir. Franco Zeffirelli, perf. Leonard Whiting, Olivia Hussey, et al. Paramount Pictures, 1968.


Obra de referência [organização de trabalhos; organização de recursos consultados]:
Gibaldi, Joseph. MLA Handbook for Writers of Research Papers. 8th ed. New York: The Modern Language Association of America, 2016. [ou a última edição, visto haver reedições frequentes; obra disponível online].

E-learning

A avaliação assume o regime de avaliação contínua. Os estudantes que não possam seguir esta modalidade de avaliação podem optar pela realização de um Exame Final.
A avaliação contínua é constituída pela produção de 2 trabalhos ao longo do semestre, denominados e-fólios (40%), submetidos na sala de aula virtual, e pela realização de um trabalho final denominado e-Fólio Global (60%).
O Exame Final traduz-se numa única prova escrita no final do semestre.

O estudante deve possuir: bom conhecimento/domínio da língua inglesa; conhecimento básico do contexto histórico/cultural da Europa e da Inglaterra na Idade Média e no período em apreço. Aconselha-se aos estudantes a frequência sequencial das unidades curriculares de Literatura.