Sociedade e Cultura Inglesas I traça a contextualização económica, social, política e cultural de Inglaterra, desde a ocupação romana até à era pré-industrial, abordando, em simultâneo, os acontecimentos-chave de diversos períodos e que foram responsáveis por alterações de fundo na vida e na sociedade, em geral, e na cosmovisão, em particular.
A unidade curricular debruça-se sobre dois períodos latos: i) da Pré-Modernidade à Modernidade; ii) Período ‘Early Modern’ (Renascimento; Humanismo; Reforma; dealbar da Revolução Científica).
1. Inglaterra Anglo-Saxónica
2. Inglaterra Medieval
3. Período ‘Early Modern’
• Caracterizar a sociedade e a cultura inglesas, na sua especificidade e no contexto lato europeu.
• Conhecer as premissas de cada época e entender as grandes alterações na cosmovisão.
• Relacionar épocas, contextos, acontecimentos, e fenómenos culturais e sociais.
• Demonstrar capacidade de síntese, de argumentação e de distinção entre o essencial e o acessório;
• Participar construtivamente numa discussão.
Tema 1
A INGLATERRA MEDIEVAL | Antecedentes
Tema 2
A INGLATERRA MEDIEVAL | As Guerras das Rosas
Tema 3
OS TUDOR| A Reforma Henriquina
Tema 4
OS TUDOR | A Era Isabelina
Tema 5
OS STUART | Continuidades e Rupturas
As Guerras das Rosas (Vídeo 1). A Reforma Henriquina (Vídeo 2). A Era Isabelina (Vídeo 3). Lisboa: U Aberta, 2012. (autoria dos guiões: Alda Pereira, Maria de Jesus C. Relvas e Susana Fonseca) [disponibilização na sala de aula virtual]
Black, Jeremy. A History of the British Isles. London: Macmillan, 1997. (Páginas 1-167)
Bronowski, J., Mazlish, B. 1960. A Tradição Intelectual do Ocidente. Trad. Joaquim J. Coelho Rosa. Lisboa: Edições 70, 2002.
Elton, G.R. 1955. England Under the Tudors. London and New York: Routledge, 1991.
Gillingham, John. 1981. The Wars of the Roses. Peace and Conflict in 15th Century England. London: Phoenix P, 2001.
Leal de Faria, Luísa. Sociedade e Cultura Inglesas. eUAb — Coleção Universitária, Nº 34. Lisboa: U Aberta, 2024. [desde Nota Introdutória até Capítulo II — 8. Do Pré-Industrial à Industrialização].
https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15291
Kearney, Hugh. 1989. The British Isles. A History of Four Nations. Cambridge: Cambridge UP, 2006. (Páginas 1-188)
Paiva Correia, Maria Helena de, et al. Literatura Inglesa (Época Renascentista). Lisboa: U Aberta, 1996. (Páginas 11-111)
Pounds, N.J.G. The Culture of the English People. Iron Age to the Industrial Revolution. Cambridge: Cambridge UP, 1994.
Trevelyan, G.M. 1904. England Under the Stuarts. Charleston: Nabu P, 2010.
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Obra de referência [organização e elaboração de trabalhos]:
Gibaldi, Joseph. MLA Handbook for Writers of Research Papers. 7th ed. New York: The Modern Language Association of America, 2009. [disponível online, com atualizações regulares]
E-learning
A avaliação assume preferencialmente o regime de avaliação contínua. Os estudantes que não possam seguir esta modalidade de avaliação podem optar pela realização de um Exame Final.
Avaliação contínua:
– 40%: trabalho ao longo do semestre, correspondente a dois e-fólios (e-Fólio A; e-fólio B), submetidos na sala de aula virtual; participação nas atividades propostas.
Nota: por motivos técnicos, a classificação obtida pelo trabalho nas atividades terá de ser lançada no dispositivo denominado ‘e-Fólio C’.
– (60%): realização de um trabalho escrito final denominado e-Fólio Global.
O Exame Final traduz-se numa única prova escrita no final do semestre.
A bibliografia deve ser obtida antes do início da unidade curricular, pois é necessária desde a 1ª semana do semestre
O estudante deve possuir: bom conhecimento/domínio da língua inglesa; conhecimento básico do contexto histórico/cultural da Europa e da Inglaterra; acesso regular a computador com ligação de banda larga à Internet.
Embora não exista regime de precedências, aconselha-se aos estudantes a frequência sequencial das unidades curriculares de Sociedade e Cultura.
Língua de ensino: Português.