Sociedade e Cultura Alemãs II
Código: 31109
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Na sequência do que se estuda no primeiro semestre desta unidade curricular, aborda-se em Sociedade e Cultura Alemãs II a Alemanha entre o século XIX e a contemporaneidade, o seu percurso histórico bastante conturbado, os seus problemas sociais e políticos e a compreensão da sua complexa identidade cultural.

História: séculos XIX e XX
Sociedade e Cultura
Cultura e Civilização
Alemanha e Europa

•Desenvolvimento das competências de leitura crítica, de sintetização de textos e de capacidade da sua análise.
•Desenvolvimento das competências de exposição de conteúdos, de cruzamento e confronto de dados e comentários críticos.
•Desenvolvimento das competências de contextualizar e comentar documentos das várias épocas relacionados com a sociedade e cultura alemãs.
•Capacidade de diferenciar conceitos teóricos, como ‘Kultur’ e ‘Zivilisation’.
•Aquisição de conhecimentos sobre os principais movimentos e momentos da evolução política, social e cultural da Alemanha nos séculos XIX e XX.
•Identificação e entendimento das características da identidade e cultura alemãs; as suas manifestações no passado histórico recente no contexto europeu e mundial.
 

• ‘Kultur’ e Ziviliation’;
• A  dupla Revolução Alemã; A Alemanha Guilhermina - o II Reich;  
• A Alemanha dos Anos Vinte;
• A Alemanha Hitleriana - o IIIº Reich;
• Pós-guerra; a Alemanha contemporânea; compreender o papel da Alemanha no espaço intercultural europeu. 

Opitz, Alfred  (Coord.) (1998) Sociedade e Cultura Alemãs, Lisboa: Universidade Aberta.
Nobre, Renarde Freire (2009) Kultur versus Zivilisation: A Crítica da Intelligentsia Alemã ao Processo Civilizador, UFMG.
Pieper, Dietmar (2005) “How the Germans see themselves”, Spiegel Special International Edition,2005, 4, pp. 34-37.
Scheidl, Aguiar de Melo, Sousa Ribeiro (org.) (1988) Dois Séculos de História Alemã (Política, Sociedade, Cultura), Coimbra: Faculdade de Letras.
Rodrigues, António Jacinto (1989) A Bauhaus e o Ensino Artístico, Lisboa: Editorial Presença.
Taylor, James / Shaw, Warren (1997) Dictionary of The Third Reich, London: Penguin Books.
Hake, Sabine (2002) German National Cinema, London and New York: Routledge.
Bär, Gerald (2014) “A RAF: Baader-Meinhof entre Mito, Documentário e Cinema de Ação”, Actas do Colóquio Dinâmicas Históricas no Cinema II – “A era dos extremos”, Instituto Prometheus (IPAEHI / UALV), Lisboa: http://instituto-prometheus.org/wp-content/uploads/2014/09/2-Gerald-B%C3%A4r-texto.pdf
Filme: Das Cabinet des Dr. Caligari (R. Wiene, 1919).
Durante o semestre serão ainda fornecidos outros materiais e bibliografia específica, assim como imagens e filmes disponíveis na internet.

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Pré-requisitos: bons conhecimentos em língua inglesa (leitura).