Economia da Empresa
Código: 62011
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Economia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 40

O principal objetivo desta unidade curricular é ensinar a forma como a Economia pode ser útil para a tomada de decisão nas empresas. A unidade curricular está estruturada para que se faça a ligação entre a teoria económica e o estudo de casos práticos empresariais.

Modelos de base
Oligopólio
Microeconomia e estratégia
Economia pública e empresas

• Apreensão das teorias económicas de base da Economia da Empresa;
• Compreensão da forma como a teoria económica é útil para o estudo da realidade empresarial;
• Aprendizagem da tomada de decisão empresarial na ótica da economia;
• Capacidade de construção de novos conhecimentos avançados na ótica económica sobre o mundo empresarial.

• Conceitos básicos
• Mercados e empresas
• Oligopólio
• Comportamento estratégico
• Estado e empresas

Bibliografia obrigatória:
• Morgado, António José & Ferreira, Paulo (2021). Princípios de Microeconomia, Rei dos Livros, Lisboa.
• Varum, Celeste et al. (2018). Economia Industrial: Teoria e Exercícios Práticos. Edições Sílabo, Lisboa.
A bibliografia complementar será disponibilizada na plataforma moodle ao longo do curso.
 

Ensino a Distância / E-learning.

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.