O seminário fornece contextos para o desenvolvimento da consciência linguística. Estes incluem atividades que promovem as capacidades de leitura e pensamento críticos e a análise de diferentes perspectivas sobre as relações forma-significado, particularmente na medida em que estes são iluminados por desenvolvimentos recentes no campo da leitura, retórica e abordagens críticas para o estudo da linguagem. O seminário oferecerá assim um enquadramento teórico para atos de leitura e uma exploração de diferentes estratégias de abordagem da leitura (tanto de textos tradicionais como de objetos multimodais) na sala de aula ELT. O seminário terminará com uma discussão de abordagens críticas para o estudo de línguas e de como tais abordagens, através da análise de exemplos do mundo real, podem ser incorporadas na sala de aula de línguas.
Ao concluir o seminário, espera-se que os alunos sejam capazes de:
1. Participar de discussões avançadas sobre a natureza e o valor da leitura e da retórica na aprendizagem de línguas;
2. Identificar diferentes abordagens à aprendizagem baseada no texto na sala de aula de línguas;
3. Aplicar diferentes estratégias de leitura a contextos de sala de aula;
4. Identificar a retórica como domínio da interação humana, tanto nos seus contornos gerais como nos seus elementos específicos;
5. Identificar e analisar as componentes retóricas de textos oriundos de diversos suportes e contextos;
6. Aplicar as ferramentas da retórica aos contextos de aprendizagem de línguas;
7. Compreender os fundamentos teóricos básicos das abordagens críticas ao estudo da língua;
7. Desenvolver e escrever um trabalho de pesquisa sobre leitura, retórica e/ou prática crítica da linguagem aplicada ao campo do ELT.
Os conteúdos do seminário estão organizados por cinco temas:
Tema 1 - Leitura na sala de aula ELT
Tema 2 - Leitura, multimodalidade e cultura participativa
Tema 3 - Quando é a retórica?
Tema 4 - Retórica na prática
Tema 5 - Linguagem e criticidade: teoria e prática
Dancygier, B. & Sweetser, E. (2014). Figurative Language. Cambridge Textbooks in Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press.
Evans, Vyvyan, et. al. (2007). The Cognitive Linguistics Reader. London: Equinox.
Fairclough, N. (Ed.). (2013). Critical Language Awareness. New York: Routledge.
Foss, Karen A. et. al. (2002). Readings in Contemporary Rhetoric. Prospect Heights, Ill: Waveland Press, Inc.
Geeraerts, Dirk, et. al. (2006) Cognitive Linguistics: Basic Readings. Berlin and New York: Mouton de Gruyter.
Lakoff, G. & Johnson, M. (2003). Metaphors We Live By. Chicago: University of Chicago Press.
Nota: Outras leituras obrigatórias serão fornecidas ao longo do semestre.
Este seminário é leccionado em regime de e-learning, combinando períodos de trabalho individual com aprendizagem colaborativa em ambiente online.
Ao longo do semestre, os alunos terão acesso a um fórum geral, onde poderão colocar questões e fazer comentários sobre o próprio processo de aprendizagem, um fórum social e um fórum específico para cada um dos temas a estudar no seminário.
As atividades colaborativas online focam na consolidação das perspectivas individuais sobre os recursos estudados e no desenvolvimento das habilidades de debate e discussão acadêmica que impulsionam o avanço de todas as áreas do conhecimento. Tais atividades podem assumir uma variedade de formas, incluindo as seguintes:
1) esclarecer ou comentar passagens ou aspectos específicos de textos individuais, incluindo o resumo de ideias-chave ou argumentos apresentados;
2) desenvolver análises comparativas dos diversos recursos estudados neste seminário (obras, temas e/ou problemas ou tendências culturais gerais).
O trabalho desenvolvido em fóruns de discussão individuais buscará estabelecer conexões entre essas atividades e materiais de recurso específicos.
A avaliação final da unidade curricular será expressa numa escala de 0 a 20 valores, desagregada nos seguintes elementos:
Duas revisões de artigos (8 pontos: 4 pontos cada);
Relatório de avaliação contínua (4 valores);
Trabalho final de pesquisa (8 valores).
Língua de ensino: Inglês