Esta unidade curricular propõe uma reflexão aprofundada sobre os fundamentos, os desafios e as finalidades do ensino da literatura em diferentes ciclos de escolaridade. Procura-se fomentar uma abordagem crítica e informada sobre o papel da literatura na formação de leitores, valorização do património cultural e na construção da sensibilidade estética.
Ao longo do semestre, será promovida a articulação entre referenciais teóricos e propostas pedagógicas, de modo a aprofundar uma compreensão crítica das práticas docentes em torno do texto literário. Com particular ênfase nos programas curriculares de Literatura Portuguesa, serão discutidas estratégias para estimular o gosto pela leitura, promover a fruição estética e aproximar os alunos dos textos literários como espaços de descoberta, questionamento e memória. Pretende-se, assim, que os mestrandos desenvolvam capacidades de análise, argumentação e investigação autónoma, com vista à construção de práticas pedagógicas sustentadas e conscientes do seu impacto formativo.
Ensino
Literatura
Teoria e prática
No final desta unidade curricular, espera-se que o(a) mestrando(a) desenvolva as seguintes competências, de caráter geral e específico:
A unidade curricular Ensino da Literatura propõe uma reflexão crítica sobre o lugar da literatura no contexto escolar e sobre os desafios específicos que se colocam ao seu ensino. Serão abordadas questões como as funções e especificidades da linguagem literária; a literatura como forma de conhecimento e como património cultural; a História e o ensino da Literatura Portuguesa em contexto; bem como o desenvolvimento da competência leitora e do gosto pela leitura, entre outros.
O curso organiza-se em torno de três grandes temas, que estruturam o trabalho desenvolvido ao longo do semestre:
NOTA: Apresentam-se aqui apenas algumas obras de leitura obrigatória e/ou de referência. Para cada um dos módulos do programa será indicada bibliografia específica no decorrer da lecionação da unidade curricular.
BAPTISTA, Abel Barros et al. (ed.). Contra a literatura: programas (e metas) na escola. Lisboa: Instituto de Estudos de Literatura e Tradição/Universidade Nova de Lisboa, 2021.
BERNARDES, José Augusto; MATEUS, Rui Afonso. Literatura e Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2013.
CALVINO, Italo. Porquê ler os clássicos? Alfragide: Dom Quixote, 2015.
CEIA, Carlos. A literatura ensina-se? Estudos de teoria literária. Lisboa: Colibri, 1999.
CEIA, Carlos. O que é ser professor de literatura? Lisboa: Colibri, 2002.
COMPAGNON, Antoine. La littérature, pour quoi faire? Collection Leçons inaugurales du Collège de France. Paris: Collège de France, 2024.
MANGUEL, Alberto. Uma história da curiosidade. Lisboa: Tinta-da-China, 2015.
MELLO, Cristina. O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina, 1998.
REIS, Carlos. O conhecimento da literatura: introdução aos estudos literários. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2008.
RYAN, Michael (ed.). Literary Theory: a Practical Introduction. 2. ed. Oxford: Blackwell, 2007.
VECCHI, Roberto; RUSSO, Vincenzo. A Literatura Portuguesa: modos de ler. Lisboa: Glaciar, 2022
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de aprendizagem da unidade curricular.