A unidade curricular Temas do Pensamento Europeu pretende promover uma visão crítica do pensamento europeu ao longo dos tempos, através do aprofundamento, da discussão e do debate centrado em questões basilares da mundividência ocidental, a partir de linhas de abordagem que visam problematizar os seus principais aspetos e delinear os seus diversos estágios, da sua génese à ideia de uma Europa comum.
Pensamento e cultura ocidentais
Esta unidade curricular visa a aquisição de competências de leitura e reflexão analítica e capacidade de debater ideias sobre a evolução e desenvolvimento do que se pode considerar um “Pensamento Europeu” através da contextualização ideológica das tendências europeias desde a antiguidade ao século XXI, incentivando uma abordagem crítica e capacidade de análise dos aspetos sociais, políticos e culturais do passado e o seu relacionamento com o presente europeu.
As competências a desenvolver são as seguintes:
A partir de alguns tópicos emblemáticos pretende-se perceber as linhas principais do desenvolvimento do pensamento europeu. Ao longo da Unidade Curricular serão desenvolvidos os seguintes tópicos:
Bibliografia obrigatória:
Bibliografia complementar:
E-Learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (participação nos fóruns) e avaliação final (trabalho final). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
UC obrigatória
Conhecimento da língua inglesa (leitura)