O objectivo principal desta UC será o estudo das relações entre a literatura e as realizações cénicas que são concebidas a partir de produções textuais. No cerne desta problemática, situa-se o conceito da «performatividade», ou de performance, operativo de um modo mais ou menos explícito desde as primeiras definições das artes performativas e alvo de uma abordagem teórica directa a partir da última metade do século XX. Assim, o nosso estudo das relações entre a palavra e a sua encenação irá partir de uma reflexão teórica que visará a compreensão das condições, possibilidades e consequências da performatividade per se, o que irá permitir a inclusão, no leque de questões a tratar, não só das relações entre a literatura e artes como a música e a dança, mas também da dimensão performativa da literatura não escrita propositadamente para representação cénica, quer em palco, quer no ecrã.
Os estudantes desta unidade curricular familiarizar-se-ão com as problemáticas mais persistentes e abrangentes no estudo e definição das artes performativas na sua relação com a literatura, incluindo aquelas especificamente relacionadas com noções de performatividade e a encenação do texto escrito. As competências a desenvolver no âmbito deste percurso são as seguintes:
•Capacidade de definir, contextualizar e aplicar conceitos na história do teatro e das artes performativas de diversas épocas históricas, desde a antiguidade clássica até ao período contemporâneo;
•Capacidade de mobilizar diversas referências culturais, intelectuais e artísticas na elaboração de um discurso crítico próprio no âmbito da relação entre a literatura e as artes performativas;
•Capacidade de conceber e realizar um trabalho de investigação a partir dos conceitos, problemáticas e obras que formam a base desta unidade curricular.
1.“Performance” e “artes performativas”: definição e delimitação de conceitos
2.Do texto à cena: relações entre o discurso literário e as linguagens cénicas
. Especificidade do texto dramático vs adaptação de textos não escritos para cena.
. Análise do texto para cena: a palavra dita e os contextos cénicos de situação.
. Semiótica do espectáculo: articulação da palavra com os sistemas sígnicos não verbais.
3.Análise dos espectáculos
. Instrumentos de análise: identificação e caracterização dos mesmos.
. O lugar do texto no fenómeno espectacular.
. A conjugação de linguagens: o elemento verbal e o não verbal
. A recepção do espectáculo: formas e modelos.
. Tipos/tipologias de espectáculos.