A unidade curricular de Temas de Literatura Portuguesa escolhe como tema fundamental a imagem da mulher na literatura portuguesa. Num primeiro momento, designado por “Retratos”, será privilegiada a técnica do retrato na literatura, bem como a formulação dos sentidos psicológicos a que o registo dos traços físicos dá lugar. Num segundo momento, designado por “Percursos”, refletir-se-á sobre a condição da mulher e sobre o modo como a literatura lhe deu voz. Neste segundo momento serão analisados, maioritariamente, textos curtos, como o conto e crónica.
Literatura comparada
Intertextualidade
Pretende-se que no final desta unidade curricular o estudante seja capaz de:
- Refletir fundamentadamente sobre a imagem e a condição da mulher representadas na literatura portuguesa.
- Identificar estratégias de figuração da personagem feminina.
- Comentar adequadamente textos literários, relacionando procedimentos estéticos e sentidos formulados.
O programa da unidade curricular estrutura-se em dois momentos:
1. Retratos: tem como objeto de trabalho vários excertos retirados de romances de Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis e Eça de Queirós.
2. Percursos: o objeto de trabalho é composto por textos de
Teolinda Gersão:
- “As mimosas” (Prantos, amores e outros desvarios)
- “Uma tarde de Verão” (Prantos, amores e outros desvarios)
- “Quatro crianças, dois cães e pássaros” (Histórias de ver e andar)
- “A velha” (Histórias de ver e andar)
- “As laranjas” (Histórias de ver e andar)
António Lobo Antunes:
- “A coisa não é bem essa” (Segundo Livro de Crónicas)
- “Feriado” (Segundo Livro de Crónicas)
- “Sábado à noite é a noite mais triste da semana” (Segundo Livro de Crónicas)
- “Qualquer coisa em que me tornei” (Segundo Livro de Crónicas)
- “Da vida das marionetas” (Terceiro Livro de Crónicas)
- “E pronto” (Terceiro Livro de Crónicas)
- “Ratinhos de chocolate” (Terceiro Livro de Crónicas)
- “Uma curva de rio a sorrir para os pombos” (Terceiro Livro de Crónicas)
- “Dalila” (Terceiro Livro de Crónicas)
- “Fernando” (Quarto Livro de Crónicas)
- “Adelaide” (Quarto Livro de Crónicas)
- “A vida humana é um mistério” (Quarto Livro de Crónicas)
- “Tudo o que nos abandona precisa de muito tempo para desaparecer” (Quinto Livro de Crónicas)
- “O grito” (Quinto Livro de Crónicas)
RECTOR, Mónica – Mulher – objecto e sujeito da Literatura Portuguesa. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 1999, pp. 21-63 e 139-168.
RDRIGUES, Urbano Tavares – “Imagens da mulher na literatura portuguesa do século XX”, O mito de D. Juan e outros ensaios de escreviver. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005, pp. 201-226.
SANTANA, Maria Helena – “Modelos garrettianos de construção de personagens” (Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa – Secção: Recursos/Artigos em linha).
SANTANA, Maria Helena – “O romance português dos anos 1930: retratos femininos”, Anais do XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP (Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa), 2011, pp. 776-786.
Nota 1 – Paralelamente à bibliografia indicada, recomenda-se a consulta de obras de referência: Histórias e Dicionários de Literatura Portuguesa.
Nota 2 – Outros recursos bibliográficos poderão ser indicados oportunamente.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
É necessário ter acesso regular a um computador com ligação de banda larga à Internet.