Comunicação Intercultural
Código: 42008
Departamento: DCSG
ECTS: 7
Área científica: Ciências da Comunicação
Total de horas trabalho: 182
Total de horas de contacto: 36

A reconfiguração das relações sociais exige, actualmente, novas competências comunicativas orientadas para a promoção de uma cidadania plural e inclusiva. Partindo deste pressuposto, nesta unidade curricular propõe-se, em primeiro lugar, a análise de modelos teóricos centrais no estudo Comunicação Intercultural. Vinculando-se os processos de construção identitária às relações de alteridade, explora-se, em segundo lugar, a teoria sociocultural e dialógica. Seguidamente, aborda-se a globalização e o papel dos media na construção das representações da etnicidade e das pessoas migrantes, privilegiando-se a função mediadora das indústrias culturais nas relações interpessoais e grupais. Finalmente, são estudadas dinâmicas culturais e comunicativas verificadas na sociedade-rede e, em particular, nas cibercomunidades para, posteriormente, se explorar as virtualidades destas dinâmicas na criação de redes de migrantes em Portugal.

 

Comunicação
Diálogo intercultural
Cultura
Identidade

No final desta unidade o estudante deverá ser capaz:
• Aplicar, de forma crítica, os conhecimentos teóricos, conceptuais e epistemológicos na avaliação de situações, atitudes e comportamentos, em contextos comunicativos multiculturais.
• Identificar estratégias de produção e de apropriação de discursos sobre os fenómenos de etnicidade e das migrações, em particular nos media.
• Identificar os usos e potencialidades da Internet na construção identitária de grupos minoritários.
• Participar na definição de planos de intervenção orientados para a valorização da diversidade cultural e da comunicação intercultural.

1. Discursos teóricos sobre Comunicação Intercultural e alteridade: agentes, intencionalidades e contextos.
2. Da comunicação interpessoal à comunicação de massas: mediações, mestiçagens e resistências.
3. Globalização, comunicação e identidades: paradoxos do discurso identitário nas sociedades multiculturais.
4. Construções mediáticas da etnicidade e das migrações.
5. Sociedade-rede e ciberculturas: das comunidades virtuais aos diálogos interculturais.

Alsina, R. (1999). Comunicación Intercultural. Barcelona: Anthropos.
Castells, M. (2004). A galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Gulbenkian.
De Lucas, J. (2003). Globalización e Identidades. Barcelona: Cataluña Hoy.
Martín, J.; Nakayama, T.; Flores, L. (2001). Readings in Intercultural Communication: Experiences and Contexts. McGraw-Hill.
Mattelart, A. (2006). Diversidad Cultural y Mundialización. Barcelona: Paidós.
Prats, E. (coord.) (2007). Multiculturalismos y Educación para la Equidad. Madrid: Octaedro OEI.
Thompson, J. (1998). Los media y la modernidad. Barcelona: Paidós (2ª ed.).

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

- Acesso a computador e Internet
- Conhecimentos de Inglês