Psicologia de Desenvolvimento Humano
Código: 41107
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Psicologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Com esta unidade curricular pretende-se enquadrar o papel da Psicologia do Desenvolvimento Humano nas Ciências Sociais, recorrendo às principais teorias do desenvolvimento humano.
O estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano insere-se num contexto muito vasto nas ciências sociais – considerando-se a Psicologia do desenvolvimento um ramo muito importante e diferente de outros ramos da Psicologia e exige que à partida haja uma clarificação dos principais conceitos. No entanto, sabemos que não é possível traçar fronteiras entre as diversas Psicologias.
Assim, o trabalho de aprendizagem decorrerá a dois níveis diferenciados:
1) Conhecimento e aplicação de conceitos, modelos e perspetivas do património científico da psicologia do desenvolvimento que estruturem e enquadrem a futura ação de intervenção.
2) Desconstrução e posterior reconstrução de atitudes e de posicionamentos fundamentados face à natureza do ser humano e ao seu percurso de desenvolvimento.

Desenvolvimento psicológico
Ciclo de desenvolvimento
Modelos e teorias de desenvolvimento
Conceitos estruturantes

No final desta Unidade Curricular os estudantes devem ser capazes de:
•    Identificar caraterísticas, necessidades e percursos de desenvolvimento no ciclo de vida
•    Questionar situações e comportamentos dos ciclos de desenvolvimento
• Refletir com análise critica de modo fundamentado as problemáticas do desenvolvimento humano
•    Planear ações de intervenção ajustadas que respondam a necessidades identificadas
•    Desenvolver competências metacognitivas transversais ao perfil profissional: auto-organização; autoaprendizagem; comunicação científica; resolução de problemas mediadas por tecnologias digitais

Tema I
1.Introdução à Psicologia do desenvolvimento: Teorias do desenvolvimento
Tema 2
2.1. Infância (conceito estruturante Vinculação)
2.2. Adolescência (conceito estruturante Identidade)
Tema 3
3.1. Idade adulta (conceito estruturante Resiliência
3.2. Velhice (conceito estruturante Sabedoria)

Bronfenbrenner, U. (2011) Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed
Cavanaugh, J. & Blanchard-Fields, F. (2017). Adult development and aging (8th Edition). UK: Cengage Learning Custom Publishing. 
Collins, W.A. & Sprinthall, N.A. (1994). Psicologia do Adolescente: Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 
Dolle, J.-M. (2005). Para compreender Jean Piaget (2ª Edição). Lisboa: Instituto Piaget. 
Erikson, E. H. e Erikson, J.(1998): O ciclo da vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas.
Fonseca, A. (2006). O envelhecimento. Uma abordagem psicológica. Lisboa: Universidade Católica. 
Lightfoot, C., Cole, M. & Cole, S.R. (2018). The Development of Children (8th Edition). NY City: Macmillan Publishers. 
Kegan, R. & Lahey, L.L. (2016). An Everyone Culture: Becoming a Deliberately Developmental Organization. Harvard: Harvard University Press. 
Schaffer, R. (2005). Introdução à psicologia da criança. Lisboa: Instituto Piaget
Silva, A.  (2011). Desenvolvimento infantil: dos 0 aos 2 anos, Lisboa, Climepsi editores.
Silva, A. (2004). Desenvolvimento de Competências Sociais na Adolescência, Lisboa, Climepsi editores.


(Bibliografia adicional será disponibilizada online na turma virtual)

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os(as) estudantes devem consultar com regularidade a página da unidade curricular: www.moodle.univ-ab.pt/moodle/