Esta unidade curricular, em primeiro lugar, procura identificar o domínio e os objetivos da Psicologia Social, dando uma perspetiva histórica da mesma. Como é uma área de estudo basta e que se estende a várias temáticas, nesta UC, abordamos as atitudes, neste âmbito procuramos definir, analisar e compreender o conceito de atitudes, bem como, as suas funções psicológicas, formação e medida das mesmas. Tratamos o preconceito e a discriminação, aspetos ligados à sua definição, origem e consequências. E por último, as representações sociais, focamos aspetos ligados à sua génese, áreas de investigação e a sua ligação com a educação.
Psicologia Social
Atitudes
Preconceito/discriminação
Representações sociais
Pretende-se com esta unidade curricular que os aprendentes
•compreendam o que é a Psicologia Social e identifiquem os principais objetivos desta área de estudo;
•adquiram os principais conceitos, compreendido as teorias e identificado a problemática ligada às atitudes em psicologia social;
•adquiram os principais conceitos, compreendido as teorias e identificado a problemática ligada à temática dos preconceitos e da discriminação.
•adquiram os principais conceitos, compreendido as teorias e identificado a problemática ligada à temática das representações em psicologia social.
I – O Domínio da Psicologia Social
II – Atitudes: formação, modelos e comportamento
III – Representações Sociais Preconceito e Discriminação: abordagens, consequências e redução
IV – Representações Sociais.
Bibliografia
Franken, I., Coutinho, M. P., Ramos, N. (2012). Representações sociais, saúde mental e Imigração Internacional. Revista Psicologia: Ciência e Profissão.(32,1):202-219. http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32n1/v32n1a15.p
Myers, David (2014). Psicologia Social (10ª ed.). McGrawHill - Artmed. Retirado de https://www.academia.edu/44396213/Myers_Psicologia_Social_10Ed
Neto, Félix (1998). Psicologia Social. V. 1. Lisboa: Universidade Aberta.
Ramos, N. (2010). Interculturalidade e Alteridade: dinâmicas, contextos e políticas. In L.Toutain, J. Serafim, Y. Geffroy (org.). Perspectivas em informação visual:cultura, percepção e representação. Salvador: EDUFBA, p. 42-56.
Ramos, N. (2014). Conflitos interculturais no espaço europeu. Perspetivas de prevenção e intervenção. The overarching issues of the european space: the territorial diversity of opportunities in a scenario of crisis. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, p. 225-245. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13207.pdf
Vala, J., Monteiro, M. (2017).Psicologia Social (10ª Ed). Lisboa: Fundação Gulbenkian
*Bibliografia adicional será disponibilizada online na turma virtual.
E-learning (completamente online).
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global, a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os(as) estudantes devem consultar com regularidade a página da unidade curricular: www.moodle.univ-ab.pt/moodle/