O seminário é organizado sob a forma de ciclo de conferências, disponibilizado online, incidindo sobre questões fraturantes para os Estudos Medievais. Privilegia-se uma visão interdisciplinar e uma abordagem comparativa. Pretende-se o aprofundamento do conhecimento e da compreensão crítica dos modelos teórico-metodológicos da área científica dos Estudos Medievais e da sua aplicação em contextos de investigação diversificados.
Interdisciplinaridade
Novos modelos teóricos e metodológicos
Diversidade no estudo da área medieval
- conhecimentos e compreensão crítica aprofundados dos modelos teórico-metodológicos da área científica dos Estudos Medievais e da sua aplicação em contextos de investigação diversificados e interdisciplinares.
- conhecimentos e compreensão crítica aprofundados sobre a diversidade de problemáticas que caracterizam a área científica de Estudos Medievais.
- capacidade para formular ideias e conceptualizar com base em leituras, investigação e brainstorming em contextos de debate especializados, orientados para o trabalho académico.
O seminário é organizado sob a forma de ciclo de conferências sobre algumas questões fundamentais para os Estudos Medievais, no qual se privilegia uma visão interdisciplinar e uma abordagem comparativa. As conferências são disponibilizadas na plataforma de ensino.
1. Conferências
1.1. Construção e usos da memória (L. Krus; P. Verdés)
1.2. Historiografia (I. Fernández-Ordóñez; G. Martin)
1.3. História Política e Económica (W. Blockmans; P. Spufford)
1.4. Apropriação do espaço (M. Barroca; W. Rossa; J.C. Sánchez Pardo)
1.5. Formas de representação simbólica (R. Morujão; J. Day)
1.6. Cultura material (I. Gonçalves; J. Molero García; D. Gallego Valle e C. Peña Ruiz)
2. Visitas de estudo virtuais
2.1. Arqueologia e História (V. Lopes e C. Torres; M. Leitão e J.L. Matos)
2.2. Urbanismo e ordens militares (T.L. Pereira)
2.3. Materialidade da comunicação (A. Miranda; C.V. Fernades)
2.4. Espiritualidade e peregrinação (J.L. Fontes; L.C. Amaral)
2.5. Lugares de memória e legitimação (J.R. Melo; M.M. Seixas)
2.6. Arquitetura e História (M. Real)
A bibliografia a ser utilizada adequa-se ao conteúdo das sessões pelo que é indicada e disponibilizada aos estudantes como apoio às conferências e às visitas de estudo. Tal permitirá a construção de uma biblioteca virtual de apoio à UC, não se restringindo esta à produção científica dos especialistas que protagonizam as conferências e as visitas de estudo, abordando também as temáticas tratadas nas diferentes apresentações.
E-learning. Os Estudantes assistem a conferências por investigadores convidados e realizam leituras complementares. Debate em fórum sobre o trabalho realizado, sob orientação dos Professores.
Avaliação do trabalho do estudante na preparação para as conferências, qualidade de argumentação e dos relatórios. Utiliza-se a escala de 0 a 20 valores.