Património Integrado
Código: 32015
Departamento: DCSG
ECTS: 7
Área científica: Estudos do Património
Total de horas trabalho: 195
Total de horas de contacto: 25

A unidade curricular tem uma importante abordagem teórica e conceptual com o objetivo de desenvolver a reflexão e leitura critica sobre a conjuntura artística do património integrado do barroco em Portugal, bem como demostrar e fundamentar exemplos paradigmáticos que ilustrem o tema, mapeando e cartografando este fenómeno artístico, articulando a relação entre a arquiteturas e as artes.



Obra de Arte Total
Azulejo
Talha e Estuque
Embutidos Marmóreos

Tem como principais competências: utilizar de forma crítica os conceitos fundamentais de património integrado, promover uma reflexão sobre o conceito de património e o estudo do património artístico; entender a diversidade do conceito de património, promovendo o seu reconhecimento em território português; desenvolver investigação e pesquisa e, produzir conhecimento no âmbito da unidade curricular.


 

Pretende-se que os conteúdos programáticos estejam em coerência com os objetivos desta unidade curricular. Procura-se que os estudantes desenvolvam competências no domínio de uma reflexão crítica. Os conteúdos são abordados com base na consulta, leitura, interpretação e investigação da bibliografia da especialidade:
Com base nestes propósitos foram selecionados 5 TEMAS
TEMA 1 - Introdução ao estudo da unidade curricular. Conceitos, enquadramento e contextualização.
TEMA 2 - A Arte da Talha no espaço barroco
TEMA 3 - Embutidos Marmóreos
TEMA 4 -Estuques decorativos
TEMA 5 - O Azulejo: Triunfo e Exemplo da transversalidade do conceito de Património Integrado. 

Bibliografia obrigatória [obras gerais de consulta ]
NOTA: ao longo da UC será fornecida bibliografia complementar atualizada para cada tema. 
 PEREIRA, Fernando António Baptista , História da Arte Portuguesa, época moderna, Universidade Aberta, Lisboa, 1991, pp.23-25
PEREIRA, José Fernandes, " O Barroco do século XVII: transição e mudança. A História de um conceito estilístico" in História da Arte Portuguesa, Círculo dos Leitores, Lisboa,1998, pp.11-12.
PEREIRA, Paulo, Arte Portuguesa. História essencial, Temas e Debates, Círculo dos Leitores, Lisboa 2011  ( capítulos 11,12, 13 e 14)
MOURA, Carlos, " O sentido do Barroco na arte seiscentista e do início do século XVIII" in História da Arte em Portugal, edições Alfa, Lisboa, Lisboa, 1989.
MACMILLAN, Ingrid, " Gesamtkunstwerk" in Dicionary of Art, Edited bj Jane Turner, Grove, Macmillan Publishers Limited, 1996, pp. 496-498
SOBRAL, Luis Moura, " Um Bel Composto: a obra de arte total do primeiro barroco potuguês in Struggle for Synthesis. A Obra de Arte Total nos séculos XVII e XVIII. Simpósio Internacional, Dezembro 1999, pp. 303-331

 

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Os estudantes têm de possuir um computador com ligação à Internet e endereço de correio eletrónico. Esta unidade curricular é lecionada em língua portuguesa.