Ao longo desta UC serão abordados 3 temas, sendo o 1º “O Renascimento e a Reforma da Igreja”. Neste analisam-se o Grande Cisma, os Diferentes Concílios e as questões em torno da Reforma e Contra-Reforma. De seguida aborda-se, para além do individualismo e a sua expressão religiosa,a imprensa e as Universidades, problematizando-se o espírito crítico e a consciência cristã. No 2ª tema, “Num Espaço do Classicismo”, analisam-se as fronteiras religiosas e a formação da Europa Protestante, tendo em atenção o antitrinitarismo, o confronto da Europa Católica versus a Cristandade Oriental. No 3º tema “ Academismo e o enciclopedismo” analisa-se, para além da relação com Deus na descoberta das leis da divindade e dos caminhos do misticismo, o anti-clericalismo e o milenarismo e o progresso.
Cultura
Religião
História Moderna
Milenarismo
Tendo como espaço temporal os séculos XVI a XVIII visa-se nesta UC :
- Percepcionar o papel do individualismo e da sua expressão religiosa;
- Explicar o modo como se foi construindo o espírito crítico e a consciência cristã;
- Analisar o modo como a Europa Católica se posicionou face à cristandade oriental;
- Problematizar o papel das minorias religiosas num período longo, o da Idade Moderna;
-Confrontar os caminhos do misticismo e de vários movimentos anti-clericais;
- Sintetizar como o milenarismo se plasma na ideia de Progresso
-Sintetizar, em breves traços, o feminino nos contextos cultural e religioso.
1.O Renascimento e a Reforma da Igreja:
1.1.O Grande Cisma e os Diferentes Concílios;
1.3. O individualismo e a sua expressão religiosa;
1.4.A imprensa e as Universidades;
1.5.O espírito crítico e a consciência cristã;
2. Num Espaço do Classicismo:
2.1.As fronteiras religiosas;
2.2.A Europa Protestante;
2.3.O antitrinitarismo;
2.4. A Europa Católica e a Cristandade Oriental;
3.O Academismo e o enciclopedismo:
3.1.A relação com Deus na descoberta das leis da divindade;
3.2.Os caminhos do misticismo e o anticlericalismo;
3.3.O milenarismo e o progresso.
4. O feminino: Evoluções no contexto cultural e religioso
Avelar, Ana Paula Menino, Veredas da Modernidade - Escrevendo o Mundo no Portugal de Quinhentos, Lisboa, Colibri, 2022.
Clemente, Manuel, Portugal e os Portugueses, Lisboa, Assírio e Alvim, 2008.
Delumeau, Jean, Mil Anos de Felicidade, Lisboa, Terramar, 1997.
Duby, Michel e Michelle Perrot, História das Mulheres no Ocidente,3, Lisboa, Edições Afrontamento, 1994
Molas P. et al., Manual de Historia Moderna, Barcelona, Ariel , 2000
Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio electrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspectiva do utilizador.