Os conteúdos desta unidade curricular compreendem o estudo das civilizações grega e romana nos seus vários aspectos.
No caso da Grécia, o estudo organiza-se essencialmente em torno das cidades-estado de Atenas e de Esparta. Assim, são estudadas a sua natureza, funções, origens e desenvolvimento. É ainda feita uma abordagem generalista sobre o Período Helenístico (arte, literatura, teatro, religião e educação).
No que se refere a Roma, estuda-se a evolução da civilização romana a partir da consideração dos principais aspectos económicos, sociais, religiosos, bem como da dimensão da vida quotidiana que a marcaram ao longo dos seus vários períodos históricos.
Grécia; Roma
• Compreensão crítica da informação apresentada sobre o passado da civilização grega e romana;
• Desenvolvimento da capacidade de distinguir fenómenos e tendências estruturantes de elementos conjunturais e episódicos;
• Capacidade de organização clara da expressão escrita.
MANUAL 1:
PARTE II - A POLIS GREGA: SISTEMA DE VIDA E MESTRA DO HOMEM
PARTE IV - PERÍODO HELENÍSTICO: ÉPOCA DE REFINAMENTO, FUSÃO E DIFUSÃO CULTURAL
PARTE V - A VIDA E A CULTURA
MANUAL 2:
3. A SOCIEDADE ROMANA
4. A RELIGIÃO ROMANA
5. A VIDA QUOTIDIANA
Bibliografia básica:
José Ribeiro FERREIRA, Civilizações Clássicas – I. Grécia, Lisboa, Universidade Aberta, 1996.
Rui M. Sobral CENTENO (coord.), Civilizações Clássicas – II. Roma, Lisboa, Universidade Aberta, 1996.
Bibliografia complementar:
Dicionários:
• Guy RACHET, Dicionário Temático Larousse – Civilização Grega, Lisboa, Círculo de Leitores, 1999.
• Jean-Claude FREDOUILLE, Dicionário Temático Larousse – Civilização Romana, Lisboa, Círculo de Leitores, 1999.
Atlas:
• Peter LEVI, Grécia. Berço do Ocidente, Colecção «Grandes Culturas e Civilizações», Lisboa, Círculo de Leitores, 1991.
• Tim CORNELL, John MATTHEWS, Roma. Herança de um Império, Colecção «Grandes Culturas e Civilizações», Lisboa, Círculo de Leitores, 1991.
Outros:
• Michel CHRISTOL, Daniel NONY, Roma e o seu Império. Das origens às invasões bárbaras, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1993.
• Andrea GIARDINA (Dir.), O Homem Romano, Lisboa, Editorial Presença, 1992.
• Pierre GRIMAL, O século de Augusto, Lisboa, Edições 70, 1997.
• Allan MASSIE, Augusto, Lisboa, Gradiva, 2002.
• Claude MOSSÉ, Alexandre. O destino de um mito, Mem-Martins, Publicações Europa-América, 2005.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio electrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspectiva do utilizador.