Trata-se de proporcionar uma visão geral sobre a história da construção europeia desde 1945 aos nossos dias. Processo eminentemente político e económico, serão analisados os fundamentos históricos do projeto de integração europeia, tal como foi concebido pelos fundadores na década de 50 do século XX. Passar-se-á em revista o processo de construção, da CECA à CEE e, finalmente, à União Europeia, com os sucessivos alargamentos e os debates em torno das fronteiras da Europa e da identidade europeia. Dar-se-á também atenção ao problema da organização política e das instituições que foram estruturando a União, através dos vários tratados e acordos entre os Estados participantes.
No final da unidade curricular, o estudante deve:
• Explicar os fundamentos e o processo histórico da construção europeia, bem como a forma como tem evoluído em termos de organização política e institucional;
• Elaborar reflexão crítica em torno de documentos e de debates fundamentais sobre a construção europeia;
• Utilizar conceitos e vocabulário adequado aos temas em análise;
• Discutir criticamente posições sobre o problema da identidade e da cidadania europeias.
1.A Europa do pós-guerra e as fundações do projeto de unidade europeia
2.Da Comunidade Económica Europeia (1957) ao Tratado de Amesterdão (1999)
3.A UE no dealbar do século XX e os grandes desafios do futuro.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.