A presente unidade curricular procurará descrever:
•os aspetos relacionais e de identidade das organizações com os públicos diretos e indiretos;
•a caracterização das empresas e a análise dos aspetos visíveis da sua atuação;
•o planeamento estratégico e a utilidade do manual de procedimentos.
• Reconhecer a natureza jurídica das empresas e as funções que determinam o tipo de estrutura organizacional e funcional.
• Distinguir os códigos sociais e os sinais de identidade e de cortesia.
• Selecionar os suportes de comunicação mix, em função dos recursos e objetivos da empresa.
• Adequar a postura profissional e o comportamento representativos de uma boa imagem da empresa ou instituição.
•A empresa: tipos, objetivos e funções. A empresa como emissor de comunicação. Identidade visual e identidade cultural.
•Os meios de comunicação. Suportes de comunicação internacional.
•Os públicos relevantes de uma empresa. Públicos diretos e indiretos. Públicos interno e externo.
•A comunicação e o gestor. Melhorar a comunicação a nível pessoal e a nível tático.
Considera-se bibliografia obrigatória aquela que, porventura, seja indicada como de leitura obrigatória nos materiais de estudo. O estudante deve, por conseguinte, consultar as instruções dadas relativas a cada tópico.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.