A presente unidade curricular procurará explanar os grandes temas da história da arte do Ocidente europeu entre a Idade Média até à Época Contemporânea. A caracterização das obras de arte, em articulação com o conhecimento do percurso biográfico dos artistas mais relevantes, além da abordagem à conjuntura sócio-cultural que envolveu a produção artística assumirá papel de destaque no sentido do conhecimento das linhas essenciais definidoras da paisagem artística europeia no período considerado.
• Saber ler e interpretar o monumento (arquitetura) ou o objeto artístico (escultura ou pintura), situando-o no espaço e no tempo.
• Reconhecer as tendências artísticas dominantes verificadas no Ocidente Europeu entre os séculos XII a XX.
• Saber caracterizar a obra de arte de cada um dos períodos artísticos na sua dimensão histórica e estética.
1 - Idade Média
a) A génese da arte ocidental
b) Corte, Igreja e Cidades
2 - Idade Moderna
a) Realidade e harmonia
b) Tradição e inovação
c) O triunfo do Classicismo
3 - Idade Contemporânea
a) Os sinais da rutura
b) Os novos padrões
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.