Seminário de Investigação e Produção Artística
Código: 23054
Departamento: DCET
ECTS: 20
Área científica: Média-Arte Digital
Total de horas trabalho: 520
Total de horas de contacto: 156

Esta UC visa dotar os estudantes de métodos, mecanismos e formalismos de registo do processo de desenvolvimento de uma obra de média-arte digital, acompanhada da investigação que se desenvolve em seu torno e por ela motivada. Visa ainda a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos nos nas UCs FAACD e FATAC, no contexto de um Projeto de Média-Arte Digital.

Metodologia
Processo Criativo
Artefactos Artísticos

Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de: 
- Distinguir as características e natureza do conhecimento científico, tecnológico, artístico e comunicacional; 
- Discriminar diversas abordagens, metodologia e métodos de investigação, desenvolvimento e experimentação artística adequados à média-arte digital e explicar a sua aplicabilidade a diferentes tipos de problemas e questões de investigação; 
- Diferenciar as diferentes práticas de investigação em áreas relacionadas com a criação artística, a comunicação digital e a tecnologia;
 - Elaborar, analisar e criticar artigos científicos e propostas de instalações artísticas.
 - Conceber artefactos de média-arte digital, com base nos módulos opcionais frequentados no âmbito das UCs FAACD e FATAC;
 - Produzir um Diário de Bordo relativo ao Projeto de Média-Arte Digital; 
- Produzir um artigo científico sobre um artefacto de média-arte digital.



A UC divide-se em dois módulos: Metodologia de Investigação e Produção Artística, que tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam escolher a metodologia e métodos de investigação mais adequados ao desenvolvimento de projetos de investigação em prática artística na fronteira da arte, ciência e tecnologia e, mais especificamente, em média-arte digital. Assim, este módulo abordará a estrutura e principais secções de um artigo científico; a estrutura e princípios norteadores da elaboração de um levantamento bibliográfico; a metodologia de investigação em ciência, tecnologia e arte; a utilização da a/r/tografia e a/r/cografia na média-arte digital; a análise crítica de artigos científicos incidindo sobre artefactos de média-arte digital; a produção de um artigo científico longo, obedecendo a critérios de estrutura, conteúdo e forma. O segundo módulo, Projeto de Média-Arte Digital, dotará os estudantes dos conhecimentos necessários para planificar, estruturar, implementar e registar o progresso nos vários passos de desenvolvimento de um artefacto de média-arte digital, desde a inspiração inicial até à sua implementação final, com vista à exposição pública durante o retiro doutoral. Esse artefacto representa ainda um cerne importante da investigação conduzida pelos estudantes no âmbito das suas teses, pelo que deverá estar ligado à questão de investigação, proporcionando oportunidades de questionamento, reflexão e exploração. Assim, o módulo permitirá identificar as principais fases de um projeto de média-arte digital; utilizar o método a/r/cográfico de investigação criativa baseada em prática artística; identificar a inspiração e motivação num Projeto de Média-Arte Digital; identificar a intenção e desenho do conceito, incluindo estudo de estado da arte (obras semelhantes) num Projeto de Média-Arte Digital; implementar e prototipar um Projeto de Média-Arte Digital; testar, corrigir e implementar o artefacto final do Projeto de Média-Arte Digital, incluindo planeamento logístico (transporte, montagem, desmontagem) e manutenção durante a exposição; e preparar a Intervenção / exposição / apresentação pública de um Projeto de Média-Arte Digital. 
 

• Arantes, P. (2019). Arte e mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo: Senac.
 • Heaton, R. (2018). Autoethnography to artography: An exhibition of cognition in artist teacher practice (Doctoral dissertation, University of Cambridge). 
• Irwin, R. L., LeBlanc, N., Ryu, J. Y., & Belliveau, G. (2018). A/r/tography as Living Inquiry. Leavy, P. (Ed.). Handbook of artsbased research. New York: Guilford Publications, 37-53.
• Leavy, P. (2020). Method meets art: Arts-based research practice. New York: Guilford Publications. ISBN 9781462538973 
• Nelson, R. (2013). PRACTICE AS RESEARCH IN THE ARTS – Principles, Protocols, Pedagogies, Resistances. Palgrave MacMillan. ISBN: 978-1-137-28290-3. 
• Veiga, P.A. (2020). A/r/cografia: a criatividade investigada na investigação criativa. In Investigação - Experimentação - Criação em Arte - Ciência - Tecnologia, Marques, D. & Gago, A. (Orgs), Publicações Universidade Fernando Pessoa, Porto, ISBN: 978-989- 643-163- 
• Veiga, P.A. (2020). O Museu de Tudo em Qualquer Parte: arte e cultura digital - inter-ferir e curar. Coleção Humanitas, Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-9023-25-3

E-learning

A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo baseada na qualidade das questões e problemáticas que o estudante vai colocando ao docente/turma; da realização das tarefas propostas em cada módulo, bem como da participação na discussão nos fóruns. Através desta dimensão o estudante deverá assegurar frequência (aproveitamento) dos três módulos obrigatórios e dos cinco módulos opcionais. O Estudo de Estado da Arte elaborado ao longo do ano letivo determinará a sua classificação quantitativa, após a apreciação em prova pública, durante o retiro doutoral

Em função da natureza teórica da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem deve observar uma abordagem baseada em trabalho individual na forma de estudo intensivo da área e do respetivo estado da arte e a participação, em turma virtual, no processo de aprendizagem colaborativa online baseada na discussão e análise crítica dos vários tópicos de estudo. O docente realiza sessões de orientação tutorial online para focalizar o esforço do estudo