Formação Avançada em Tecnologia e Arte Computacional
Código: 23053
Departamento: DCET
ECTS: 30
Área científica: Média-Arte Digital
Total de horas trabalho: 760
Total de horas de contacto: 267

Esta UC visa proporcionar aos estudantes um espaço de abertura de horizontes criativos, onde a tecnologia se hibridiza com a ciência e a arte, facultando-lhes o acesso a um conjunto significativo de tecnologias e áreas artísticas tecnológicas em ambiente teórico-prático, por forma a permitir-lhes identificar e selecionar as áreas de interesse para os seus Projetos de Média-Arte Digital. Visa ainda um objetivo pedagógico maior que é a condução do estudante ao longo de várias áreas temáticas do conhecimento e tecnologia, com vista à identificação das suas áreas de interesse para desenvolvimento futuro na tese. Será ainda pedido aos estudantes o desenvolvimento de um um Estudo de Estado da Arte detalhado incidindo sobre os módulos usados/a usar para construir o projeto de média-arte digital e a proposta de tese.

Arte Digital
Arte Computacional
Artefactos Artísticos

Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de: 
- Ter o conhecimento histórico da transdisciplinaridade associada aos projetos que cruzam Arte, Ciência e Tecnologia;
 - Reconhecer a importância das diversas subáreas identificadas para a arte computacional; no desenho e implementação de aplicações informáticas suscetíveis de integração em artefactos de arte computacional; 
- Identificar, classificar e integrar os princípios, principais modelos, algoritmos e técnicas das diversas subáreas tecnológicas para desenvolver arte computacional;
- Identificar, analisar, categorizar e avaliar a tecnologia disponível, e aplicá-la no desenvolvimento de artefactos experimentais de arte computacional. 
- Desenvolver um estudo de estado da arte numa área científica relevante


Esta unidade curricular desdobra-se nas diversas subáreas disciplinares da tecnologia e arte computacional identificadas. O estudante terá de frequentar um mínimo de cinco módulos destas subáreas e realizar os módulos obrigatórios, totalizando 30 créditos. O programa abarca os vários módulos cada um em uma determinada subárea cobrindo os seguintes tópicos:
1) Fundamentos: conceitos, princípios, objetivos e motivação principal;
2) Técnicas: experimentação com as tecnologias e ferramentas; reflexão pessoal e em grupo acerca dos resultados; A unidade curricular contempla a realização em paralelo de um Estudo de Estado da Arte onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos:
3) Estudo de Estado da Arte, para ser integrado no Plano de Projeto de Tese, no âmbito da UC Planeamento de Tese, apresentado e defendido presencialmente durante o retiro doutoral. Finalmente a UC alimentará ainda com conhecimentos práticos os Projetos de Média-Arte Digital desenvolvidos no âmbito de Seminário de Investigação e Produção Artística.

• Benjamin, Walter (1992). Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa, Relógio D’Água, 1992. 
• De la Garza, A., & Travis, C. (Eds.). (2018). The STEAM revolution: Transdisciplinary approaches to science, technology, engineering, arts, humanities and mathematics. Springer.
 • Giannetti, C. (2012). Estética Digital – Sintopia da Arte, Ciência e Tecnologia. Lisboa: Nova Vega. 
• Machado, Arlindo (2008). Arte e Mídia. Rio de Janeiro, Jorge Sahar. 
• Veiga, P.A. (2020). O Museu de Tudo em Qualquer Parte: arte e cultura digital - inter-ferir e curar. Coleção Humanitas, Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-9023-25-3

A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo baseada na qualidade das questões e problemáticas que o estudante vai colocando ao docente/turma; da realização das tarefas propostas em cada módulo, bem como da participação na discussão nos fóruns. Através desta dimensão o estudante deverá assegurar frequência (aproveitamento) dos três módulos obrigatórios e dos cinco módulos opcionais. O Estudo de Estado da Arte elaborado ao longo do ano letivo determinará a sua classificação quantitativa, após a apreciação em prova pública, durante o retiro doutoral

Em função da natureza teórica da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem deve observar uma abordagem baseada em trabalho individual na forma de estudo intensivo da área e do respetivo estado da arte e a participação, em turma virtual, no processo de aprendizagem colaborativa online baseada na discussão e análise crítica dos vários tópicos de estudo. O docente realiza sessões de orientação tutorial online para focalizar o esforço do estudo