ECTS: 7
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40
Tendo por objetivo o estudo do conceito de objeto de aprendizagem, como unidade autónoma de aprendizagem, pesquisável e reutilizável em diversos contextos de e-learning. A conceção de conteúdos de ensino nesta perspetiva é desenvolvida, tendo em conta não só os aspetos pedagógicos e tecnológicos, como também a descrição dos objetos (metadados), o seu armazenamento, indexação e interoperabilidade. Será dado especial ênfase à experimentação prática ao nível da recolha de conhecimento de cariz organizacional e a sua integração como objeto de aprendizagem.
Objeto de aprendizagem Metadados Reusabilidade de OA
Esta unidade curricular deixará os alunos aptos a: - Compreender a noção de objeto de aprendizagem; - Conceber corretamente um objeto de aprendizagem em áreas específicos de conhecimento de cariz organizacional; - Desenvolver um objeto de aprendizagem com ferramentas de autoria apropriadas; - Integrar objetos de aprendizagem em contextos pedagógicos e tecnológicos diversos.
1) Conceito de objeto de aprendizagem (OA) 2) Princípios pedagógicos e tecnológicos que orientam a conceção de OA 3) Modelos de referência: AICC, SCORM 4) Desenvolvimento de OA recorrendo a ferramentas de autor 5) Tecnologias para a reusabilidade dos OA
- Northrup, Pamela (2007), Learning Objects for Instruction: Design and Evaluation, USA: Information Science Publishing. - Dias, A.A. & Gomes, M.J. (Coords.) “E-Learning para E-Formadores”, (2004). Guimarães: TecMinho. - Guia para a Concepção de Conteúdos de e-Learning, Instituto para a Inovação na Formação (2003). Lisboa: Inofor - colecção Formação a Distância & e-Learning. - Neven, F. & Duval, E. (2002). Reusable Learning Objects: a Survey of LOM-Based Repositories”, Proc. ACM Multimedia 2002, Juan Les Pins, France, December 1-6, 2002.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.