Usabilidade e Sistemas de Informação
Código: 22146
Departamento: DCET
ECTS: 7
Área científica: Engenharia Informática
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos substanciais acerca dos princípios e regras fundamentais para a conceção e desenvolvimento de interfaces utilizador usáveis. Isto inclui aprender o ciclo de desenvolvimento de uma interface desde a identificação dos utilizadores e das tarefas que estes desejam realizar, passando pelas técnicas de prototipagem até saber identificar qual a melhor técnica de avaliação a aplicar de acordo com a fase de desenvolvimento em que este se encontra.

Usabilidade
Interfaces Utilizador
Design de Interfaces Utilizador

No termo do processo de formação nesta unidade curricular os estudantes devem estar capazes de:
- Identificar e aplicar os passos do ciclo iterativo de desenvolvimento;
- Discriminar o significado de bom e mau desenho de interfaces;
- Reconhecer os princípios e regras fundamentais para a criação de interfaces e saber como se aplicam;
- Aplicar os métodos para envolver os utilizadores no desenvolvimento da interface;
- Enumerar os vários tipos de avaliação e saber aplicá-los corretamente.

1. Usabilidade e Engenharia de Usabilidade
2. Levantamento de Requisitos (Análise de Utilizadores e Tarefas)
3. Métodos para Recolha de Dados
4. Fatores Humanos
5. Modelos Mentais e Conceptuais
6. Estilos de Interação
7. Desenho de Ecrãs e Prototipagem
8. Avaliação Heurística e Avaliação com Utilizadores
9. Análise dos dados da Avaliação
10. Usabilidade para a Web

Principal: Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves, (2012), “Introdução ao   Design de Interfaces”, FCA, Portugal (Principal)

Secundária: Alan Dix, Janet Finlay, Gregory D. Abowd, (2004), “Human-Computer Interaction”, Prentice Hall.

Secundária: Yvonne Rogers, Helen Sharp, Jenny Preece, (2011), “Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction”, 3rd edition, Wiley.

Blended learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.