Nesta unidade curricular pretende-se abordar os principais conceitos e metodologias associados ao conhecimento da Química de forma a compreender fenómenos ambientais. Serão exploradas diversas matérias que permitam perceber os sistemas químicos na Natureza para a compreensão de fenómenos naturais e/ou antropogénicos, polutivos no ambiente, bem como a avaliação dos riscos envolvidos e que conduzam a mudança de comportamentos relacionados com o Ambiente.
Introdução.
A atmosfera: constituição; poluentes; dióxido de enxofre; chuva ácida; ozono e CFCs.
A água: constituintes na água dos oceanos e na água doce; propriedades químicas e físicas; reacções de oxidação-redução; escala de pE; o sistema carbonato; iões em água potável; purificação da água; água subterrânea; contaminação química e o tratamento de esgotos.
Substâncias tóxicas: dose letal; venenos corrosivos e metabólicos; metais pesados; compostos orgânicos tóxicos – pesticidas, dioxinas e PCBs.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.