1. Biodiversidade
2. Serviços de Ecossistema
3. Conservação
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:
1. Conhecer, compreender e aplicar os conceitos sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistema;
2. Descrever e explicar os fundamentos da Conservação das espécies e habitats;
3. Descrever e explicar os principais argumentos em torno da Conservação da Biodiversidade;
4. Explicar os factores de ameaça e agentes destrutivos da Biodiversidade;
5. Conhecer as espécies e habitats prioritários da Biodiversidade em Portugal;
6. Conhecer estratégias de Conservação das espécies;
7. Conhecer os instrumentos legais e políticos para a Conservação da Natureza e das espécies em Portugal e na União Europeia;
8. Reconhecer os conceitos de conservação da biodiversidade como fundamentais na redacção de Planos de Ordenamento do Território e actividades económicas.
1. Biodiversidade e Serviços de Ecossistema. Estudo e Conservação da Biodiversidade (Conceitos, Tipos, Quantificação, Ameaças, Utilização, Valorização, Serviços de Ecossistema e Conservação).
2. Biodiversidade: Estratégias, Indicadores e Instrumentos (Momentos marcantes, a Estratégia Europeia, Indicadores, Estratégia e contexto português - estratégia, instrumentos e enquadramento internacional e a diversidade biológica em Portugal - algumas referências e ameaças).
3. Conservação (Estratégias de Conservação da Natureza, legislação e convenções, áreas protegidas, Livros Vermelhos, espécies e habitats protegidos a nível nacional e os prioritários incluídos nos anexos da Directiva Habitats e livro vermelho, Organismos estatais e respectivas competências, Acções específicas de conservação, Linhas estratégicas e áreas de intervenção).
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.