Os Seminários de Temas Avançados de Metodologias de Investigação I e II (TAMI I e TAMI II) têm como objetivos gerais a formação avançada no domínio das metodologias de investigação e o desenvolvimento de competências metodológicas para a realização de investigação científica original em EDEL.
Desenho de Investigação; Trabalho de Campo; Recolha de Dados; Análise de Dados; Apresentação de Resultados; Comunicação em Ciência; Transferência de Conhecimento.
No final desta uc espera-se que os estudantes sejam capazes de:
– Estabelecer relações entre a metodologia da investigação, o objeto de estudo, o contexto e os objetivos da pesquisa.
– Analisar criticamente casos relativos a estudos desenvolvidos com base em diferentes tipos de metodologias em contextos de EDEL.
– Desenvolver o plano de investigação de acordo com os procedimentos e etapas definidas.
– Selecionar o design de investigação mais adequado ao objeto de estudo.
– Participar em contextos de pesquisa colaborativa e interdisciplinar.
– Dominar ferramentas conceptuais e instrumentais que permitam adotar práticas e procedimentos relevantes em Ciência Aberta.
– Discutir e aprofundar o debate sobre as questões éticas no desenvolvimento da investigação.
Tópicos programáticos:
Design da Investigação.
Da Investigação-Ação ao DBR em EDEL.
Investigação etnográfica.
Investigação narrativa.
Investigação experimental.
Trabalho de campo e recolha de dados. O contacto com o terreno de pesquisa;
- Entrevistas e Técnica Delphi; Observação - investigação qualitativa;
- Tipologias questionários.
- Análise, apresentação e discussão de dados em EDEL. Métodos e instrumentos de análise quantitativa de dados, Métodos e instrumentos de análise qualitativa de dados; Métodos mistos; Big Data em EDEL; Análise redes sociais.
- Trabalho Científico e Comunicação em Ciência Aberta. Conceções sobre Ciência Aberta; Licenças Abertas; Dados Abertos; Revisão por pares Aberta; Publicação em Acesso Aberto6 Análise de casos de boas práticas em Ciência Aberta.
- Transferência da Investigação. Apresentação de resultados; Elaboração e difusão de artigos científicos; Publicação em revistas.
Referências bibliográficas básicas
Creswell, J., & Creswell, J.D (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th edition). Sage.
Jankowski, N. W. (2009). E-Research: Transformations in Scholarly Practice. Routledge.
Gutiérrez, K. D. & Jurow, A. S. (2016). Social Design Experiments: Toward Equity, by Design. Journal of the Learning Sciences. DOI: 10.1080/10508406.2016.1204548. 17
Kosinets, R. (2012). Marketing Netnography: Promo/ot(ulgat)ing a new research method. Methodological Innovations Online, 7(1), 37-45.
Scott, J. (2000). Social network analysis: a handbook. Sage Publications.
Simonson, M. (2005). Design-based research: Applications for Distance Education. Quarterly Review of Distance Education Volume 7 (1).
O seminário contempla processos de trabalho autónomo e colaborativo, promovendo atividades de:
a) análise e discussão de textos científicos,
b) participação em seminários online;
c) elaboração de planos de investigação;
d) análise de estudos no campo do EDEL, designadamente de teses de doutoramento com designs de investigação diversos;
e) partilha e discussão de trabalhos realizados em fóruns restritos bem como em plataformas e outras iniciativas abertas.
O seminário decorre em plataformas online, com recurso à utilização de dispositivos da Web 2.0. A sala de aula virtual expande-se para contextos mais amplos onde se discutem e partilham problemáticas da investigação em EDEL. Os trabalhos, individuais e/ou de grupo, farão parte do e-portefólio que o estudante desenvolve ao longo do seu percurso de doutoramento. Estes trabalhos podem versar sobre análise e design de projetos de investigação, metodologias de investigação emergentes na área, análise de casos práticos, diários de campo, técnicas de recolha e análise de dados, análise de relatórios e artigos científicos.
A avaliação integra o próprio processo de aprendizagem. Decorre ao longo do seminário sendo contínua, formativa e processual e promovendo práticas de avaliação por pares. A classificação final do seminário obedece ao regulamento de avaliação e classificação adotado, sendo descritiva e quantitativamente expressa numa escala de 0 a 20.