METODOLOGIAS AVANÇADAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E eLEARNING I (MAI EDEL I)
Os seminários de Metodologias Avançadas de Investigação em Educação a Distância e eLearning (MAI I e MAI II) têm como objetivos a formação avançada em metodologias de investigação e o desenvolvimento de competências metodológicas para a realização de investigação científica original em EDEL. Na UC Metodologias Avançadas de Investigação em Educação a Distância e eLearning I são abordadas dimensões estruturantes e críticas do plano de investigação, das principais etapas do processo de pesquisa, bem como da disseminação de resultados.
Pretende-se que o estudante:
– Analise criticamente diferentes perspetivas epistemológicas subjacentes à investigação em Educação.
– Aprofunde competências no domínio da revisão sistemática da literatura e sua coerência com as questões e objetivos da investigação.
– Desenvolva competências metodológicas em design e desenvolvimento de investigação científica em Educação a Distância e eLearning.
– Analise e selecione métodos e técnicas de investigação adequados aos referenciais teóricos e contextos de pesquisa.
– Analise criticamente estudos desenvolvidos com base em diferentes tipos de metodologias. – Discuta e aprofunde o debate sobre as questões éticas no desenvolvimento e disseminação da investigação.
EDeL; Epistemologias; Ética; Revisão de Literatura; Metodologias de Investigação e de Análise de Dados.
Pretende-se que o estudante:
– Analise criticamente diferentes perspetivas epistemológicas subjacentes à investigação em Educação.
– Aprofunde competências no domínio da revisão sistemática da literatura e sua coerência com as questões e objetivos da investigação.
– Desenvolva competências metodológicas em design e desenvolvimento de investigação científica em Educação a Distância e eLearning.
– Analise e selecione métodos e técnicas de investigação adequados aos referenciais teóricos e contextos de pesquisa.
– Analise criticamente estudos desenvolvidos com base em diferentes tipos de metodologias. – Discuta e aprofunde o debate sobre as questões éticas no desenvolvimento e disseminação da investigação.
Tópicos programáticos
• Epistemologias e questões éticas da investigação educacional. A Educação a Distância e eLearning (EDeL) como campo de investigação; Epistemologias da investigação educacional; Do positivismo aos paradigmas da pós-modernidade; Questões éticas da investigação.
• Questões de investigação, quadros teóricos e revisão sistemática de literatura. Problemáticas da investigação em EDeL; Quadros analíticos da investigação educacional; Metodologias de revisão da literatura.
• Estratégias e técnicas de investigação. Tipos de amostragem; Estudos de caso; Estudos experimentais; Tipos de inquérito; Questionário; Técnicas narrativas; Entrevista, Grupos focais - Observação.
• Disseminação e impacto da investigação em EDeL. Redes de investigação e internacionalização da investigação; Tipos de publicações e disseminação da investigação.
Referências bibliográficas básicas
Cooper, R., & Desir, C. (2010). Strategically reviewing the research literature in qualitative
research. Journal of Ethnographic and Qualitative Research, 4(2), 88-94.
Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th edition). Sage.
Creswell, J.L; & Poth, C. (2018). Qualitative Inquiry and Research Design. Choosing Among Five Approaches (4th edition). Sage.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (2018). The SAGE Handbook of Qualitative Research (5th edition). Sage. 14
Neuman, W. L. (2012). Basics of social research: qualitative and quantitative approaches. Pearson Canada.
Gutiérrez, K. D. & Jurow, S. (2016): Social Design Experiments: Toward Equity. Design, Journal of the Learning Sciences. DOI: 10.1080/10508406.2016.1204548
Zawacki-Richter, O., & Anderson, T. (2014). Online distance education: Towards a research agenda. AU Press.
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Gutiérrez, K. D. & Jurow, S. (2016): Social Design Experiments: Toward Equity. Design, Journal of the Learning Sciences. DOI: 10.1080/10508406.2016.1204548
Zawacki-Richter, O., & Anderson, T. (2014). Online distance education: Towards a research agenda. AU Press.
A avaliação integra o próprio processo de aprendizagem. Decorre ao longo do seminário sendo contínua, formativa e processual, a partir de trabalhos que interligam as fases cruciais do planeamento e do desenvolvimento do processo de pesquisa. A classificação final do seminário obedece ao regulamento de avaliação e classificação adotado, sendo descritiva e quantitativamente expressa numa escala de 0 a 20.
A avaliação integra o próprio processo de aprendizagem. Decorre ao longo do seminário sendo contínua, formativa e processual, a partir de trabalhos que interligam as fases cruciais do planeamento e do desenvolvimento do processo de pesquisa. A classificação final do seminário obedece ao regulamento de avaliação e classificação adotado, sendo descritiva e quantitativamente expressa numa escala de 0 a 20.