Metodologias Avançadas de Investigação em Educação a Distância e eLearning I
Código: 13030
Departamento: DEED
ECTS: 15
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 40

METODOLOGIAS AVANÇADAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E eLEARNING I (MAI EDEL I)

Os seminários de Metodologias Avançadas de Investigação em Educação a Distância e eLearning (MAI-EDeL I e II) têm como objetivos a formação avançada em metodologias de investigação e o desenvolvimento de competências metodológicas para a realização de investigação científica original em EDeL. Na UC Metodologias Avançadas de Investigação em Educação a Distância e eLearning I são abordadas dimensões estruturantes e críticas do plano de investigação, das principais etapas do processo de pesquisa, bem como da disseminação de resultados.

Metodologias de Investigação; Epistemologias e Paradigmas; Ética; Revisão da Literatura; Estratégias e Técnicas; Educação a Distância e eLearning.

Pretende-se que o estudante:

  • identifique e selecione paradigmas e metodologias de investigação adequados às problemáticas e objetivos específicos de investigação em EDeL;
  • identifique e selecione métodos e técnicas de recolha de informação ajustados aos referenciais teóricos e aos contextos em estudo;
  • identifique e selecione métodos de análise de dados adequados aos objetivos científicos e à natureza de dados recolhidos;
  • cumpra os princípios éticos da investigação científica, nomeadamente com uma postura de integridade académica.

Tópicos programáticos

A unidade curricular tem uma estrutura modular, sequencial, de frequência obrigatória, de acordo com os seguintes tópicos programáticos:

  • Epistemologias e questões éticas da investigação educacional;
  • Questões de investigação, quadros teóricos e revisão sistemática de literatura;
  • Estratégias e técnicas de investigação
  • Disseminação e impacto da investigação em EDeL

 

Referências bibliográficas básicas

A bibliografia específica será disponibilizada ao longo da lecionação da UC, no âmbito de cada um dos módulos; a bibliografia de base inclui as seguintes fontes:

Cooper, R., & Desir, C. (2010). Strategically reviewing the research literature in qualitative research. Journal of Ethnographic and Qualitative Research, 4(2), 88-94.

Creswell, J., & Creswell, J. D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th edition). Sage.

Creswell, J.L., & Poth, C. (2018) Qualitative Inquiry and Research Design. Choosing Among Five Approaches (4th edition). Sage.

Denzin, N., & Lincoln, Y. (2018). The Sage Handbook of Qualitative Research (5th edition). Sage.

Neuman, W. L. (2012). Basics of social research: qualitative and quantitative approaches. Pearson Canada.

Gutiérrez, K. D., & Jurow, A. S. (2016). Social Design Experiments: Toward Equity by Design. The Journal of the Learning Sciences, 25(4), 565–598.

Zawacki-Richter, O., & Anderson, T. (2014). Online Distance Education: Towards a Research Agenda. AU Press.

Nesta unidade curricular valoriza-se a colaboração e interdisciplinaridade no desenvolvimento de competências de análise crítica e rigorosa sobre diferentes metodologias de investigação em educação, em particular da investigação em EDeL.

Os tempos de contacto registam-se em momentos de tutoria individualizada, na moderação de discussões em grupo, na orientação de trabalhos coletivos ou individuais, centrados em recursos diversos, na moderação de fóruns online ou outros espaços de interação. Os tempos de trabalho autónomo do estudante incluem, por exemplo, atividades de estudo individual, a análise de projetos de investigação, recensões ou análise crítica. As aprendizagens são reguladas pelo professor, pelos grupos/comunidades e pelos próprios estudantes, e a avaliação integra o próprio processo de aprendizagem.

A avaliação integra o próprio processo de aprendizagem. Decorre ao longo da unidade curricular, sendo contínua, formativa e processual, a partir de trabalhos que incluem não só as produções e resultados parciais e finais dos estudantes, bem como as reflexões produzidas ao longo do semestre. A classificação final da unidade curricular obedece ao regulamento de avaliação e classificação adotado, sendo descritiva e quantitativamente expressa numa escala de 0 a 20 valores.