METODOLOGIAS AVANÇADAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E eLEARNING I (MAI EDEL I)
Os seminários de Metodologias Avançadas de Investigação em Educação a Distância e eLearning (MAI-EDeL I e II) têm como objetivos a formação avançada em metodologias de investigação e o desenvolvimento de competências metodológicas para a realização de investigação científica original em EDeL. Na UC Metodologias Avançadas de Investigação em Educação a Distância e eLearning I são abordadas dimensões estruturantes e críticas do plano de investigação, das principais etapas do processo de pesquisa, bem como da disseminação de resultados.
Metodologias de Investigação; Epistemologias e Paradigmas; Ética; Revisão da Literatura; Estratégias e Técnicas; Educação a Distância e eLearning.
Pretende-se que o estudante:
Tópicos programáticos
A unidade curricular tem uma estrutura modular, sequencial, de frequência obrigatória, de acordo com os seguintes tópicos programáticos:
Referências bibliográficas básicas
A bibliografia específica será disponibilizada ao longo da lecionação da UC, no âmbito de cada um dos módulos; a bibliografia de base inclui as seguintes fontes:
Cooper, R., & Desir, C. (2010). Strategically reviewing the research literature in qualitative research. Journal of Ethnographic and Qualitative Research, 4(2), 88-94.
Creswell, J., & Creswell, J. D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th edition). Sage.
Creswell, J.L., & Poth, C. (2018) Qualitative Inquiry and Research Design. Choosing Among Five Approaches (4th edition). Sage.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (2018). The Sage Handbook of Qualitative Research (5th edition). Sage.
Neuman, W. L. (2012). Basics of social research: qualitative and quantitative approaches. Pearson Canada.
Gutiérrez, K. D., & Jurow, A. S. (2016). Social Design Experiments: Toward Equity by Design. The Journal of the Learning Sciences, 25(4), 565–598.
Zawacki-Richter, O., & Anderson, T. (2014). Online Distance Education: Towards a Research Agenda. AU Press.
Nesta unidade curricular valoriza-se a colaboração e interdisciplinaridade no desenvolvimento de competências de análise crítica e rigorosa sobre diferentes metodologias de investigação em educação, em particular da investigação em EDeL.
Os tempos de contacto registam-se em momentos de tutoria individualizada, na moderação de discussões em grupo, na orientação de trabalhos coletivos ou individuais, centrados em recursos diversos, na moderação de fóruns online ou outros espaços de interação. Os tempos de trabalho autónomo do estudante incluem, por exemplo, atividades de estudo individual, a análise de projetos de investigação, recensões ou análise crítica. As aprendizagens são reguladas pelo professor, pelos grupos/comunidades e pelos próprios estudantes, e a avaliação integra o próprio processo de aprendizagem.
A avaliação integra o próprio processo de aprendizagem. Decorre ao longo da unidade curricular, sendo contínua, formativa e processual, a partir de trabalhos que incluem não só as produções e resultados parciais e finais dos estudantes, bem como as reflexões produzidas ao longo do semestre. A classificação final da unidade curricular obedece ao regulamento de avaliação e classificação adotado, sendo descritiva e quantitativamente expressa numa escala de 0 a 20 valores.