Média Digitais na Educação
Código: 11063
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Os conteúdos a serem trabalhados estruturam-se em três eixos: os média na política como elemento essencial de reflexão e análise crítica sobre a sua influência na sociedade e na estruturação dos poderes políticos; os media na educação como conteúdos e meio e o seu papel no trabalho docente e para a aprendizagem do estudante; por fim a caracterização dos novos média no ambiente digital e as tendências emergentes. Esses três eixos estruturam um pensamento reflexivo sobre o tema oferecendo ao estudante instrumentos para analisar os média e utilizá-los de forma sustentável nos contextos de atuação profissional.
 

Educação
Medias Digitais
Discurso mediático

No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
‐ Analisar criticamente os discursos mediáticos.
‐ Analisar e/ou problematizar a influência dos media na sociedade atual.
‐ Propor formas pedagogicamente sustentadas de utilização educativa dos média para resolução de questões tanto de ordem técnica relativamente ao uso das interfaces como estratégia relativamente ao uso dos conhecimentos adquiridos.
 

Os Media no cenário Político.
Os Media no contexto Educativo.
Os Media Digitais da Atualidade.
 

Remy, R. (2003). Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora.
Tornero, J. M. P. (2007). Comunicação e Educação na Sociedade da Informação. Porto: Porto Editora.
Papuzza, E., Marzotti, M. E., Medici, A. R. & Russo, M. (2011). Um guia para os pais: educação e os novos medias. União Europeia. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/educacao-para-os-media
Pereira, S., Pinto, A., Madureira, E. J., Pombo, T. & Guedes, M. (2014). Referencial de Educação para os Média para a Educação pré escolar, o Ensino Básico e o Ensino secundário. Portugal: Ministério da Ciência. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/educacao-para-os-media
 

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.