Partindo do propósito da UC desenvolver um espaço em que os estudantes se familiarizem com os procedimentos de pesquisa em educação, os conteúdos programáticos visam corresponder aos objetivos e às competências definidos.
Neste sentido, o percurso inicia-se com um primeiro enfoque no campo da Investigação Educacional visando a compreensão sobre o processo de rutura com o senso comum e a distinção entre diferentes paradigmas de investigação. Situados no procedimento de investigação os estudantes conhecem e distinguem as diferentes fases do processo científico. Pretende-se, deste modo, desenvolver competências de compreensão, conceptualização e investigação de fenómenos educativos. A organização e planeamento da pesquisa são aspetos formais cujo conhecimento importa promover. Finalmente, conhecer e discutir os principais desafios da investigação em educação é fundamental para o desenvolvimento de competências críticas.
De um modo transversal os objetivos e conteúdos programáticos concorrem para o desenvolvimento de competências relacionadas com o conhecimento dos procedimentos típicos da investigação educacional, com o reconhecimento da importância de projetos de investigação em educação e com o reforço dos compromissos éticos.
Em síntese, consideramos que, no seu conjunto, os objetivos e conteúdos da UC concorrem para o desenvolvimento das competências necessárias para o perfil do Licenciado em Educação.
Investigação em educação;
Metodologias de investigação;
Fases do processo de investigação
Tendo por base estes objetivos, no final da UC espera-se que o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
‐ Compreender, conceptualizar e investigar fenómenos educativos
‐ Reconhecer a importância de projetos de investigação em educação
‐ Conhecer procedimentos típicos da investigação educacional
‐ Desenvolver o sentido analítico e crítico
‐ Reforçar compromissos éticos
1 – Investigar em Educação
· O conhecimento científico em educação e o senso comum
· Paradigmas de investigação em educação
2 - O processo de investigação - Fases do processo de investigação
· Identificação e definição do objeto de pesquisa
· Pesquisa bibliográfica / estudos de referência e sistematização da informação pesquisada (fichas de leitura)
· Acesso e utilização de bases de dados disponíveis
· Definição da problemática; construção do modelo de análise
· Métodos e instrumentos de pesquisa
3 – Planeamento da pesquisa e cronograma
· O projeto de investigação - aspetos de organização formal
4- Desafios da investigação em Educação
Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação, Lisboa: Gradiva.
Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Dal-Farra, R. A. & Lopes P. T. C. (2013). Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos, Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, 24(3), 67-80.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. (1992). Manual de investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva.
Vídeos:
Conhecimento Científico e Senso comum - https://www.youtube.com/watch?v=Q_-LBZK9ycs&t=1s
O método científico e os tipos de pesquisa - https://www.youtube.com/watch?v=ey9bTshV308
Bases de dados:
http://www.pordata.pt/en/Portugal
E-learning (completamente online).
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (e-exame) com o peso de 100%.
Susana.Henriques@uab.pt