Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia
Código: 11060
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A relevância dos objetivos e conteúdos da UC justifica-se pela possibilidade de contribuírem para a aquisição/desenvolvimento de competências básicas, específicas e transversais, essenciais a um técnico em educação, nomeadamente: comunicar informações, ideias, problemas e soluções a públicos diversificados, em contextos educativos presenciais e online; demonstrar competências digitais; desenvolver e implementar programas e projetos educativos e formativos em ambientes virtuais e presenciais; desenhar recursos educativos; participar e colaborar com outros profissionais na conceção, desenvolvimento e aplicação de recursos digitais de educação; demonstrar capacidade criativa e de adaptação às mudanças; demonstrar sentido crítico, autocrítico e compromisso ético.

Comunicação (educacional multimédia)
Ferramentas tecnológico-digitais
Competências e projetos comunicativo-educacionais

No final desta unidade curricular, espera-se que o estudante atinja as seguintes competências:
‐ Analisar e discutir em grupo, conceitos e princípios relativos à Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia;
‐ Analisar e discutir em grupo, competências e contextos relativos à Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia;
‐ Analisar e discutir em grupo, ferramentas e projetos relativos à Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia;
‐ Elaborar um mapa conceptual, com recurso a uma ferramenta de mapas mentais;
‐ Elaborar um documento multimédia com recurso a uma ferramenta de processamento de texto;
‐ Elaborar um documento multimédia com recurso a uma ferramenta de apresentação eletrónica;
‐ Problematizar e responder a questões associadas aos 3 temas desenvolvidos no âmbito da unidade curricular.

Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia: conceitos e princípios
Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia: competências e contextos
Comunicação Educacional e Tecnologias Multimédia: ferramentas e projetos

Mainardi, A., Muller, L. & Rech, A. P. A. (2014). O cenário educacional: O professor e a Tecnologia da Informação e Comunicação diante das mudanças atuais. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia, V. 18, n. 1, 531-544. http://dx.doi.org/10.5902/2236117012647
Carvalho, A. A. A. (Ed.). (2015). Apps para dispositivos móveis - manual para professores, formadores e bibliotecários. Ministério da Educação. Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 
Carvalho, A. A. (2002). Multimédia: um conceito em evolução. Revista Portuguesa de Educação, 15(1), 245-268. 
Carvalho, J. (2008). Ferramentas de criação de e-conteúdos. In Baptista, A., Dias, A. A., Rodrigues, E., Bidarra, J., Carvalho, J., & Valente, L. (Eds.). (2008). e-Conteúdos para e-Formadores. Guimarães: TecMinho. 
Costa, F. A. et al. (Org.) (2008). As TIC na Educação em Portugal. Concepções e Práticas. Porto: Porto Editora.
Coutinho, C. P. & Bottentuit Junior, J. B. (2008). Comunicação Educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidirecional na sociedade do conhecimento. Em Moisés de Lemos Martins & Manuel Pinto (Orgs.) Comunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho). 
Lima, V. C. (2017). As tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo. Revista Latino-Americana de Educação, Cultura e Saúde, v. 1, n. 1,106-116.
Morais, N. S., & Ramos, F. (2016). As questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação em contexto educacional – uma revisão de literatura. Indagatio Didactica, vol. 8(2), 119-133.
Silva, B. (2000). Âmago da Comunicação Educativa. Cadernos do Noroeste, Comunicação e Sociedade 2. Série Comunicação, vol. 14 (1-2), 689-710. 
Tarouco, L., Escobar dos Santos, P., Ávila, B., Grando, A. & De Souza Abreu, C.(2009). Multimídia Interativa: Princípios e Ferramentas. Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 7 Nº 1, 1-9

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.