Anderson, T. & Dron, J. 82012). Três gerações de pedagogia da educação a distância, Revista EAD em Foco, 119-134, Fundação Cecierj - nº 02 (tradução autorizada pelos autores para português Brasil).
Bates, T. (2015). Teaching in Digital Age, Tony Bates Associates Ltd, ISBN 978-0-9952692-0.
Messias, I., Morgado, L. (2015). Facebook + LMS: cenários para o envolvimento do estudante na aprendizagem a distância, Porto, C. Santos, E., Chagas, A. (Orgs). Facebook na Educação: postar, gostar e partilhar, 381-404, Campina Grande: Editora EDUEPB.
Morgado, L., et al. (2016). Acolhimento e Integração como valor estratégico: análise do sistema institucional de apoio ao estudante virtual, Cruz, M. et al. (Eds). Claves inovadoras para la prevención del abandono en instituciones de educación abierta y a distancia, pp. 27-56, Ediciones UAPA: Republica Dominicana.
Morgado, L. & Teixeira, A. (2016). OER and Sustainability Models, International Open Online Course, Open Professional Collaboration for Innovation, Erasmus + LT01-KA202-000562.
NMC Horizon Report (2017). Higher Education Edition.
Nascimento, L. et al. (2015). Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro, Educação a Distância em Foco, 5 (1), 64-87.
Teixeira, A. et al. (2015). iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs), Educação, Formação & Tecnologias, 8 (1), 4-12